domingo, 21 de agosto de 2011

Quebrando as regras de composição - Parte 1

O aprendizado da fotografia é permeado por técnicas conceitos e regras. Essas regras no entanto, servem apenas como uma base teórica. A partir do momento que o fotógrafo toma consciência e domínio do impacto visual que elas proporcionam, ganha liberdade para ultrapassá-las, desenvolvendo suas próprias normas e estilo de composição.

A revista National Geographic publicou em seu website, uma série de fotografias que exemplificam como essas regras foram quebradas em imagens muito bem compostas a partir de novos conceitos. Em "Quebrando as regras de composição", reproduzi e traduzi os textos, que foram divididos em uma série de três artigos que serão publicadas aqui aos domingos.

Quebrando as regras dos terços

Foto: James Nachtwey / National Geographic
Uma regra básica de composição é dividí-la em três partes horizontais e três verticais, colocando o assunto em uma das interseções das linhas. É possível, no entanto, criar boas fotos com o objeto no centro, como na imagem ao lado, de crianças em um trampolim na África do Sul. Há na imagem uma simetria e um ponto forte de referência, direcionando o olhar para o menino pulando, enquanto as crianças dos lados formam uma moldura.

Contra-luz

Foto: Justin Guariglia / National Geographic
Fotografar com a fonte de luz atrás de você, para que o assunto seja iluminado pela frente, é uma regra muito citada. Porém, a iluminação de fundo serve para separar o fundo do assunto de uma maneira que pode criar uma cena mais dramática. Se você quer uma silhueta, expor para o fundo. Ao fotografar contra o sol, espere o momento em que ele é mascarado por algo no quadro, de modo que a imagem não está sobrecarregado com a luz.

Incline sua câmera

Foto: Raul Touzon / National Geographic
Manter a linha do horizonte reta é uma regra importante da fotografia ao compor quase toda paisagem. Mas uma inclinação intencional da câmera pode adicionar um toque dinâmico para o seu disparo, transformando a cena da em algo surpreendente.



Fonte: National Geographic
 

Veja todos os artigos da série: Parte 1Parte 2 - Parte 3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

3 comentários:

  1. Olá Cid, nao conhecia esse site ainda, mas viajei umas horas nele hoje. Show de bola. Gostaria de saber de algum site onde posso comprar cameras Dslr com valores bons (creio que sites de fora).

    Certa vez li no outro blog sobre o site da BH Photo video. Tem experiencia com ele? Compensa comprar fora? Me indique algum site. Parabens pelo site.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marlon, obrigado pelos comentários. Eu não sou a pessoa mais indicada para dar informações sobre compra de câmeras.

    Não tenho experiência com a B&H, portanto prefiro não comentar. Dê uma passada no blog do Rodrigo, o Foto Fácil, que é especializado em equipamentos. Ele com certerza poderá ajudá-lo melhor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa mudanças simples de angulo fazem efeitos lindissimos! Adorei!

    www.compartilhandopupilas.com

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2019 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil