quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Trinta e Seis 6x6

agosto 17, 2011 | por Cid Costa Neto

Divulgação
Estréia nessa quarta-feira (17) em Belo Horizonte, a exposição "Trinta e Seis 6x6", dos fotógrafos Elmo Alves e Alexandre Fonseca.

Como o próprio nome sugere, a mostra reune 36 fotos feitas utilizando apenas filmes no formato 6x6, embora, com diferentes características químicas e cromáticas: preto e branco, colorido, slide e infravermelho. As imagens foram produzidas no período de 2007 a 2011, utilizando também diferentes tipos de câmeras, como Rolleiflex, Hasselblad, Mamiya, Yashica, Elmoflex e Flexaret.

"O formato quadrado tem suas particularidades. Em primeiro lugar não há de se questionar sobre uma orientação em retrato ou paisagem, e várias possibilidades de composição emergem. Associá-lo às câmeras reflex possibilitou uma visualização no nível da cintura, sem a necessidade de um prisma. O reduzido número de 12 fotos em um rolo de filme 120 (ou 24 em um filme 220) chega a ser desesperador frente à atual tecnologia digital, entretanto, faz com que o fotógrafo fique mais atento ao momento do disparo, otimizando assim, o resultado positivo de suas fotos." - escreveu Elmo no Grupo do Flickr do Fotoclube BH. [#]

A exposição faz parte da programação da Semana da Fotografia e ficará em cartaz entre os dias 17 e 20 de agosto, no espaço Cento e Quatro, Praça Ruy Barbosa 104, Centro.