segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Máquina do tempo: Rolleiflex

Foto: Eugene Ilchenko / Flickr
Rolleiflex é uma linha de câmeras fotográficas reflex, com objetivas gêmeas, fabricada pela empresa alemã Franke & Heidecke. O primeiro modelo foi lançado no mercado em 1929, após três anos de desenvolvimento e 11 protótipos construidos. Foi a primeira câmera fotográfica de médio formato que usava o filme em rolo modelo 120, gerando negativos no formato 6x6 cm.

A lente superior era utilizada para refletir a imagem num vidro fosco, para fazer o enquadramento, enquanto o inferior tinha a função de captação da imagem.

Resistente ao tempo

Apesar de ter sido lançada há mais de 80 anos, muitos entusiastas da fotografia ainda conservam o modelo, não apenas na prateleira, mas também em uso. Existe inclusive um grupo no Flickr, destinado apenas à fotos feitas com o modelo original.


Fontes:
  1. Rolleiflex. Wikipédia
  2. Original Rolleiflex 6x6. Camerapedia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

2 comentários:

  1. Se não usasse filmes 120 e, claro, eu não tivesse parado de fotografar com analógica, eu até cogitaria experimentar uma dessas, porque sempre achei interessante a ideia de fotografar quadrado, diferente de como somos habituados a ver e clicar nossas fotografias.

    Atualmente, por sinal, estou vendendo uma Canon A-1, por estar parada já há mais de um ano...

    ResponderExcluir
  2. As vezes eu cogito voltar a utilizar o filme, principalmente depois de ver tanta câmera boa sendo recondicionada e colocada de volta ao mercado.

    Eu tenho aqui uma Kapsa que era do meu avô e penso em mandar limpar devidamente e colocá-la em prática novamente.

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil