quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lara Jacinto vence o Prêmio Novos Talentos FNAC 2011

novembro 17, 2011 | por Cid Costa Neto

Foto: Lara Jacinto / Divulgação
A FNAC anunciou nessa quarta-feira (16), a fotógrafa portuguesa Lara Jacinto como vencedora da edição 2011 do prémio Novos Talentos Fotografia com a série “Arrefeceu a cor dos teus cabelos”, um trabalho que apresenta uma reflexão sobre a efemeridade da vida e como as pessoas vêem umas as outras e a si próprio.

O prêmio tem como premissas a liberdade artística e promoção da diversidade cultural, dedicado a artistas promissores nas áreas da literatura, música e fotografia que se distinguem pela qualidade e inovação do seus trabalhos, à margem das correntes, desprendido de estilos e modas.

"A volatilidade do mundo sempre me atraiu, numa mistura de entusiasmo e melancolia. Entusiasmo pela beleza que existe no facto de as coisas orgânicas não permanecerem iguais. Melancolia ao observar vulnerabilidade do homem à passagem do tempo; a minha própria transformação e a transformação dos que me são próximos (a perda a cada dia que passa). Na observação que faço dos outros, noto que há alturas da vida em que o reconhecimento da alteração do estado das coisas acontece de uma forma profunda e assoladora. Na impossibilidade de repetição das coisas há um sentimento de perda e de ausência. É isto que me interessou explorar."