segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

5 dicas para escolher a melhor câmera de celular

fevereiro 28, 2022 | por Resumo Fotográfico


Olga Oginskaya / Pixabay

Consideradas indispensáveis para os smartphones atuais, as câmeras estão entre os recursos mais utilizados dos aparelhos celulares, com suas diversas configurações, capacidades e tecnologias inovadoras, que agradam mesmo os usuários mais exigentes.

Após a criação da primeira câmera fotográfica do mundo, que acabou sendo a iniciativa do mercado audiovisual que conhecemos hoje, a revolução destes aparelhos se fez tão real quanto os novos recursos fotográficos atuais, incluindo a disseminação das câmeras comerciais, com a premissa de que qualquer pessoa poderia tirar fotos profissionais e eternizar os seus momentos.

Com o aumento da globalização, os dispositivos móveis também se tornaram tecnologias de ponta, destacando câmeras de altíssima resolução, nitidez e foco, competindo de frente com vários modelos de câmeras profissionais no quesito qualidade.

O desenvolvimento brusco desse mercado trouxe consigo diversas dúvidas sobre como escolher o aparelho com a melhor câmera, por isso trouxemos as 5 dicas valiosas para te ajudar a encontrar a tecnologia perfeita!

1. Não se deixe levar pela quantidade de câmeras. Considere mais a qualidade de cada uma!

Se você, em algum momento, já se surpreendeu com a quantidade de câmeras de alguns aparelhos celulares do mercado, saiba que apenas isso não quer dizer absolutamente nada sobre a qualidade das fotos tiradas por estes dispositivos. Ao contrário do que muitos imaginam, isto fala mais sobre o design do próprio modelo que sobre o seu desempenho na hora dos cliques!

O primeiro erro que você não pode cometer é adquirir um novo celular apenas observando o número de câmeras dispostas. Isso acontece porque a maioria dos smartphones com câmeras duplas, triplas e até quádruplas não utilizam todos os recursos embarcados simultaneamente, o que significa que um celular com 4 câmeras de 17 megapixels não possui, na prática, 68 megapixels. E acredite, uma única câmera de alta performance pode ser bem melhor que dispositivos com uma, duas ou três delas.

Na verdade, cada câmera inserida em um aparelho celular possui a sua função específica. Entenda um pouco mais sobre as principais lentes disponíveis nos celulares recentes:
  • Câmera principal - Talvez a mais utilizada, a câmera principal é mais prática, e geralmente é a primeira ‘interface’ que funciona quando abrimos o aplicativo da câmera. Oferecer uma câmera principal de qualidade é o maior foco das marcas reconhecidas, afinal, é com ela que fazemos quase tudo. Sugerimos que esta seja a sua prioridade na hora de comprar o celular com a melhor câmera.
  • Ultra Wide - As câmeras Ultra Wide já foram febres algum tempo atrás, e ainda são bastante utilizadas por usuários que gostam de fotografar paisagens. Também chamadas Grande Angular, essa categoria amplia o ângulo de visão dos smartphones, permitindo tirar fotos mais ricas e impossíveis de registrar com a câmera principal.
  • Macro - Bastante famosas atualmente, as câmeras macros são bem importantes para usuários avançados. Elas conseguem captar detalhes minúsculos de objetos próximos. É uma espécie de “microscópio” para os dispositivos móveis, obtendo imagens surpreendentes até para as câmeras profissionais.

2. A resolução é a “alma” de uma boa câmera

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre o termo “megapixel”. Caso ainda não saiba o que ele significa, saiba que ele se refere à qualidade ou a resolução da imagem em um frame. Quanto maior a sua quantidade, mais nítida e focada será uma foto.

No caso dos aparelhos celulares, uma boa câmera deve conter, pelo menos, 11 megapixels, entretanto, já é possível encontrar aparelhos com mais de 100 MP.

3. O tamanho do sensor é mais relevante do que você imagina

Para quem nunca entendeu o motivo de dois aparelhos terem a mesma resolução de câmera e um deles ainda ser superior no quesito qualidade, este tópico explica o motivo.

A abertura maior do sensor dos celulares influencia diretamente na quantidade de luz que penetra nas lentes, melhorando a qualidade das fotos e entregando resultados superiores que as lentes menores. Um bom exemplo são os dispositivos da Apple, que trazem sensores maiores e de alta tecnologia, consequentemente melhores que boa parte das câmeras de maior resolução, como nos modelos da Samsung, por exemplo.

4. Escolha bons softwares de pós-processamento

Os softwares de pós-processamento são algoritmos desenvolvidos exclusivamente para melhorar os resultados captados pelas câmeras. Eles dão os “toques finais” em todos os cliques que damos na central de fotos. Funções como embelezamento automático, equilíbrio de cores e controle de contraste são alguns dos recursos utilizados pelos dispositivos móveis para melhorar a performance do hardware.

Infelizmente, embora importantes, eles sofrem poucas mudanças entre celulares da mesma marca, e muitas vezes é necessário migrar para ter um melhor resultado nesta avaliação. Os celulares da Xiaomi são ótimos em softwares de pós-processamento, enquanto os modelos da Samsung estão entre os que mais recebem reclamações dos usuários.

5. Recursos extras também fazem parte de uma boa experiência

Por último estão modos de operação das câmeras, recursos extras que podem fazer a diferença em diversos momentos. O HDR é um bom exemplo disso. Responsável por melhorar a relação de cores e de contrastes das fotos de modo objetivo, o HDR transforma quadros cinzas e sem vida em cores vibrantes e impactantes.

Além do HDR, ainda existem efeitos como o slow motion, para vídeos, o foco automático e o foco dinâmico.

Conclusão

Ter um celular com uma câmera de qualidade é indispensável para quem realmente gosta de fotografias. Graças à evolução da tecnologia, as melhores câmeras estão cada vez mais acessíveis no mercado. Com todas as nossas dicas, saber diferenciar os recursos aplicados pela fabricante será ainda mais fácil, garantindo fotografias nítidas e surpreendentes.