domingo, 22 de janeiro de 2012

Fotógrafa cria ensaios sensuais com bonecas

janeiro 22, 2012 | por Resumo Fotográfico


Formada em Marketing e Design, a  estudante de especialização em fotografia Catarina Paulino cria ensaios fotográficos sensuais desde o final de 2011. Tudo normal, se as modelos não fossem bonecas. Através do projeto “Naked Dolls”, a fotógrafa de Belo Horizonte explora a sensualidade das formas humanas através dos brinquedos.
“Comecei com um projeto autoral onde o tema era 'Meus brinquedos e suas aventuras'. Fã de 'toys' não podia deixar de 'convidá-los' a participar das minhas fotos. Até que um dia, tirando fotos de uma das minhas Barbies, comecei a reparar como ela podia ser sensual e como eram similares as curvas do corpo da boneca com as do corpo feminino.”

O processo que surgiu por acaso, tomou corpo de projeto e ganhou site próprio, através do Tumblr. Segundo a artista, a ideia é provocar a imaginação de quem vê.
“Primeiro escolho uma das bonecas da minha coleção, depois que ela se transforma em minha modelo, estudo suas característica e começo a pensar no tema, cenário, poses e em qual mensagem quero passar. Depois de prontas, as fotos vão para o tumblr que fiz especialmente para esse projeto. Mesmo estando no início do projeto já deu pra perceber que muitos conseguem enxergar nas fotos mais do que uma simples boneca nua...e é essa a intenção, brincar com imaginário das pessoas!”

Ainda em 2011, um calendário produzido pelos fotógrafos argentinos Breno Costa e Guilherme Souza, a boneca Barbie aparece nua com outra boneca em uma sessão de fotos na praia, em poses que parecem ter sido inspiradas nas revistas masculinas. Apesar da nudez da boneca, no entanto, o ensaio tinha pouco apelo sensual.

Esse fetishe em torno das bonecas é explicado por Baudrillard, no livro A Sociedade de Consumo e citado por Rui Pedro Fonseca em “A arte como discurso”, onde se representa pela sua função em ser continuadamente vestida e despida, coberta e descoberta como um jogo apropriado pelo universo feminino, uma vez que a boneca é o reflexo desses atributos próprios:
“É uma boneca sexuada, um brinquedo de manipulação infantil e ao mesmo tempo manipulável enquanto sexo” - cita Baudrillard.


Para ver mais imagens de Naked Dolls, acesse: nakeddolls.tumblr.com