sábado, 11 de fevereiro de 2012

Nikon D800

Nikon D800 / Divulgação
Depois de muito esperada e pedida por seus usuários, a Nikon anunciou no início da semana, a D800. Há muito tempo os fãs da marca pediam uma câmera de alta resolução mais barata - como a D700 representou para a D3 - e chegaram a pedir uma D700x, com o sensor da D3x. Mas a Nikon não atendeu. Talvez por esse motivo, mais os recursos de vídeo, a Canon 5D Mk II tenha sido um grande sucesso. Os fãs da Nikon pediam uma câmera para competir com a rival. Agora a Nikon lançou o que se pode chamar de "5D Mk II killer".

A Nikon D800 é a câmera com a maior resolução já lançada até o momento sem ser médio formato. O sensor full frame tem 36.3 Mega pixels e pode fotografar no modo DX com 15.6 Mega pixels, um pouco menos que a D7000. Então pode-se esperar um desempenho em qualidade de imagem, na pior das hipóteses, igual ao da D7000.

Ela vem em duas versões, a D800 com filtragem para evitar Efeito Moiré e a D800E, sem esta filtragem, o que teoricamente aumenta a definição da imagem.

Na realidade, a D4 e a D800 compartilham muita tecnologia, como o sensor de autofoco, o sensor de medição de luz com 91 Kpixels, o LCD, modos de medição etc, tendo como grande diferença o propósito de uso, o que implica em um grande frame rate, alta sensibilidade, tamanho físico maior etc, para a D4, maior leveza, alta resolução etc, para a D800. Atualmente a D4 e a D800 devem praticamente formar par, tal como a D3s (e anteriormente a D3) fez com a D3x, com a diferença que a de mais alta resolução foi feita para se encaixar mercadologicamente em uma categoria abaixo, a da D700 e a Canon 5D Mk II.

Mas como não poderia deixar, o Nikon Rumors informou que a câmera poderia já estar pronta para entrar em produção há muitos meses. Talvez no primeiro semestre do ano passado, pelas cores nesta foto, que podem ser comparadas com o calendário de luzes do Empire State Building. Estas mesmas cores aparecem na seguinte página do site da Nikon. Mas se pode dizer que o ano de 2011 não foi muito bom para algumas das fábricas da Nikon, com o terremoto no Japão e a inundação na Tailândia. Talvez isso tenham atrasado o lançamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

4 comentários:

  1. Não entendo como uma fullframe pode fotografar em modo DX. É quando se faz o uso de lentes dx nela?
    Pode explicar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nikon tem dois tamanhos de sensor, o FX (Full Frame, do mesmo tamanho do negativo de 35 mm) e o DX, que tem um fator de corte de 1.5x. As lentes DX são feitas tendo o sensor DX em mente, para projetar a imagem da cena sobre o sensor de tamanho DX. Assim elas tendem a serem mais leves, menores, usarem menos material e são mais baratas.

      Se usar uma lente DX em uma câmera Full Frame (digital ou de filme), parte do sensor/filme não terá imagem, especialmente as pontas. Então, no caso de câmeras digitais, a câmera Full Frame pode se comportar como se fosse uma DX, só capturando o centro do sensor, em um retângulo do tamanho do sensor DX.

      Se usar uma lente FX (quando a Nikon não informa que a lente é DX, ela é FX), para câmeras Full Frame, boa parte da imagem projetada pela lente não terá como ser capturada, mas isto não é problema. Isto é comum de ser feito, e eu mesmo faço isto de vez em quando.

      Mesmo em casos de câmeras FX usando lentes FX, creio eu, o fotógrafo ainda pode pedir à câmera para se comportar como DX, usando só um pedaço central do sensor. Isto é opção do fotógrafo.

      Em caso de dúvida, é só perguntar.

      Excluir
  2. Na minha d800 as imagens com lentes dx não ficam com foco cravado e nítido.
    Acho que deve ser as lentes, ainda não testei com uma lente pra full frame mesmo...
    ...

    ResponderExcluir
  3. A D800 com lentes modelo DX me dá imagens sem foco cravado, sem nitidez - acho que com lentes dx o resultado não é como o esperado, já com lentes para cameras de formato fx ainda não testei, ainda estou para comprar lentes digamos assim "compatíveis"

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil