sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A primeira câmera de Luiz Henrique Vieira

fevereiro 10, 2012 | por Cid Costa Neto

Formado em artes visuais pela Escola Guignard de Minas Gerais e com especialização em desenho, pela Escuela Leonardo da Vinci, em Barcelona, o artista plástico Luiz Henrique Vieira é considerado um importante expoente de sua geração. Já participou de 28 salões de arte e foi premiado em 10 deles. Seus trabalhos já percorreram espaços culturais e galerias de arte de Barcelona, Taiwan, Caracas e várias cidades brasileiras.

O artista possui uma respeitável coleção de câmeras fotográficas. 25 no total. Mas em meio a todas elas, uma se destaca.

“Das câmeras que integram a minha coleção, uma delas é muito mais especial que as demais – ela pertenceu ao meu pai e foi com ela que ele fotografou a minha infância, assim como a dos meus irmãos. Mais tarde, na adolescência, acabei me interessando por fotografia e foi com essa câmera que fiz os meus primeiros exercícios.”

Foto: Eduardo Buscariolli / Flickr
A câmera em questão era uma Beauty Super II, um modelo de câmera rangefinder 35mm com lente fixa Canter-S com distância focal de 45mm. Foi produzida no Japão em 1958 pela empresa Taiyōdō, utilizando o modelo produzido no ano anterior,  Beauty Canter, como referência.

Uma pequena curiosidade sobre esse modelo, é que uma data é marcada com tinta dentro da tampa inferior. Não se sabe, no entanto, se ela se referente a montagem da câmera ou fabricação da placa.

Para conhecer o trabalho de Luiz Henrique Vieira, acesse: luizhenriquevieira.blogspot.com