sábado, 30 de junho de 2012

Aplicativo simula iluminação em estúdio

junho 30, 2012 | por Cid Costa Neto

Lançado no dia 13 de abril, o Virtual Lighting Studio é um software aplicativo para web, que simula a iluminação de um retrato realizado em estúdio fotográfico. O usuário pode reproduzir a iluminação de uma fotografia de forma interativa com várias luzes para testar seu efeito combinado. É possível escolher entre flash simples, ring-flash ou ainda dois tamanhos de softbox. O acesso é gratuito e totalmente livre, sem qualquer tipo de registro de usuário.

O simulador permite várias combinações de ângulos e intensidades das luzes.
O projeto foi desenvolvido pelo francês Olivier Prat, engenheiro da informatica baseado em Toulose, que tem anos de experiência em computação gráfica e na indústria de jogos eletrônicos e que também é fotógrafo amador e designer gráfico. Essa semana entrei em contato com ele para saber um pouco mais sobre esse interessante projeto.

"A idéia surgiu da minha paixão pela fotografia e iluminação, mas também porque eu senti que o campo onde eu trabalhava, computação gráfica, especialmente em videogames, faltava uma certa cultura de iluminação, incluindo os artistas gráficos e eu." - conta Olivier. "Eu também fui inspirado por todos os aplicativos de diagramas de iluminação que existem, mas que sentia falta de um feedback visual para todos os iniciantes e amadores, como eu, que não podiam pagar por um estúdio com seis fontes de luz para experimentar e aprender as coisas facilmente."

Quando questionado sobre futuras atualizações, Prat revela que pretende adicionar novas softboxes em algumas semanas e se tudo correr bem, mais tarde será adicionado um "modo manual" para controlar a potência das luzes, com a distância e modificadores. Essa última etapa, no entanto, não tem data definida, pois segundo ele, "o objetivo da iluminação de estúdio virtual, em termos de recursos, foi praticamente alcançado e certamente não vai evoluir muito". No futuro provavelmente será criada uma versão para desktop ou aplicativo para tablet, paralelamente à versão web.

Além da visão do modelo em 3D, o simulador apresenta um gráfico com a posição das luzes.


O aplicativo é no mínimo divertido e dá pra passar muito tempo criando e experimentando combinações de luzes, variando seus ângulos, intensidade e cores. Pode ser uma ferramente útil para o estudo de luz dos fotógrafos iniciantes e até mesmo ser utilizado por profissionais que gostam de estudar os esquemas e posicionamento das luzes antes de um ensaio. Existe no entanto, uma limitação do aplicativo: Uma vez que nesse ambiente virtual não há nada mais além do modelo e das luzes, são ignoradas completamente as reflexões das luzes causadas por outros objetos e que influenciam diretamente em uma iluminação de estúdio. De qualquer forma, vale a pena conhecer.

Acesse: www.zvork.fr/vls