sexta-feira, 29 de junho de 2012

Blog expõe sites e perfis que utilizam fotografias roubadas

junho 29, 2012 | por J.Goffredo

What The Duck #09 © Aaron Johnson
Direito autoral é algo muito sério, mas algumas pessoas, inclusive "fotógrafos", parecem não querer respeitar. Eles criam sites e perfis em redes sociais com fotos de autoria de outros, dizendo que são deles. Isto realmente é vergonhoso.

Para combater (e especialmente expor) casos assim, foi criado há pouco mais de um mês, o blog Photo Stealers, que funciona como uma "Galeria da Vergonha", cuja finalidade é expor sites, perfis de redes sociais etc, que tenham roubado fotos de outros atribuindo para si a autoria.

Existem ferramentas para verificar cópias de fotos pela Internet, como o Tin Eye, que até tem um plug-in para o navegador Firefox e que já usei para verificar uma foto que me pareceu familiar num anúncio em um portal. Em 5 minutos vi que tinha sido roubada da capa do DVD de um documentário. Denunciei ao portal onde vi o anúncio e dias depois a foto foi tirada do ar.

Conheci o Tin Eye através de uma polêmica comunidade do Orkut, onde um membro estava pegando fotos de outros e publicando como dele. Mas o Photo Stealers vai além, denunciando publicamente os ladrões de fotos, expondo-os.

Portanto, não pense em pegar fotos dos outros e dizer que é sua, pois pode ser mais um famoso nesta Galeria da Vergonha.

"Este muro da vergonha é dedicado aos fotógrafos que acham que não há problema em roubar o trabalho de outros e publicá-lo como seu. Oh, me desculpe, não há problema em deixar seu 'web designer' fazê-lo."

Screenshot