sexta-feira, 8 de junho de 2012

Fotografia icônica de menina vietnamita completa 40 anos

junho 08, 2012 | por Resumo Fotográfico


A imagem mais famosa da Guerra do Vietnã completa nessa sexta feira (8), exatos 40 anos desde o dia em que foi tirada. A imagem mostra uma menina vietnamita, de 9 anos de idade correndo pela estrada nua e gritando, logo após uma bomba de napalm ser lançada sobre sobre sua aldeia, Trang Bang. A menina no centro da foto é Kim Phuc, que hoje está com 49 anos e vive no Canadá. Phuc virou embaixadora da boa vontade da Organização das Nações Unidas e ajuda vítimas de guerra.

"Eu realmente queria escapar daquela pequena menina. Mas parece que aquela imagem não me deixava ir", diz Phuc.

A imagem foi realizada em 8 de junho de 1972 pelo fotógrafo Huynh Cong "Nick" Ut, da Associated Press. A princípio, um editor da AP rejeitou a foto de Kim Phuc, por mostrar nudez frontal. Naquela época, qualquer foto de nu - de todas as idades e sexos - eram censuradas pela agência. Horst Faas, chefe do departamento de fotografia de Saigon, entrou em contato com a sede em Nova York dizendo que uma exceção deveria ser feita, com o compromisso de que não seria feito nenhum close da menina. O editor Hal Buell, concordou com o valor histórico da fotografia e cancelou as reservas sobre a nudez.

A foto rendeu a Nick um prêmio Pulitzer e virou ícone do movimento contra a guerra, tornado-se uma das imagens mais memoráveis do século XX.

  
A esquerda: Nick Ut, em visita a antiga casa de Phuc no vilarejo Trang Bang, perto de onde a fotografia foi tirada (Foto: Na Son Nguyen/AP). A direita: Kim Phuc com o filho e o marido em seu apartamento, em Toronto, em 1997 (Foto: Nick Ut/AP).

Fontes: G1 e Digital Journalist