domingo, 17 de junho de 2012

Natalie Portman por Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin

junho 17, 2012 | por Natália Nunes


Há poucos dias, encontrei esse retrato da Natalie Portman e fiquei fascinada instantaneamente. Na ocasião em que vi a foto eu desconhecia seus autores, o duo de fotógrafos holandeses, Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, o que significa que eu não tinha nenhuma referência prévia sobre o trabalho de quem estava por trás da foto. Eu havia apenas me encantado pela imagem.

Claro, encantei-me porque é uma foto da Natalie Portman, em primeiro lugar. Além de belíssima, ela é intensamente expressiva, seja diante de que câmera for. Depois, a aura da imagem exerceu uma atração irresistível ao meu olhar e a minha imaginação: o branco pálido da pele, o capuz sobre a cabeça, que pode sugestionar um manto, o olhar estático, suave, incólume, ao mesmo tempo frágil e entregue confeccionaram, na minha fantasia, uma atmosfera beatífica em torno de Portman, que parece receber a benção, de uma mão anônima que vem do alto e que, ao mesmo tempo que repousa, pressiona e perturba, a sagrada mão do Deus, sentida apenas pelos devotos. 

Portman parece uma devota rendida, quase hipnotizada, sob a mão do seu Senhor - e essa é apenas uma das interpretações que se pode fazer da imagem, que mais parece - e é - uma cena protagonizada pela atriz.