segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dúvida do leitor: Profundidade de campo da FinePix SL300

A câmera Fujifilm FinePix SL300, lançada no início do ano é uma boa opção para quem quer fotografar apenas por hobby e obter boas imagens.O leitor Ernane lenvatou uma dúvida a respeito da profundidade de campo da sua objetiva.

FinePix SL30 / Divulgação
Possuo uma maquina compacta da Sony e estou querendo mudar para uma semiprofissional com o entuito de fotografar por diversão ou robe mesmo. Gostaria de comprar uma DSLR, mas elas são muito caras. O modelo que encontrei que cabe no meu bolso foi a câmera digital FujiFilm FinePix SL300. A minha duvida é se ela da para fazer uma boa profundidade de campo, já que esse é um dos itens que desejo utilizar muito nas minhas fotos.

Olá Ernane, sempre recomendo para quem quer aprender, comprar uma SLR. Mas o preço realmente pode atrapalhar um pouco e como seu intuito é apenas uma câmera para hobby, a SL300 vai atendê-lo perfeitamente. Observe que a abertura máxima do diafragma dessa câmera é de f/3.1 - 5.9, o que permite fazer fotos com uma profundidade de campo reduzida. Uma vantagem desse modelo em relação a outras câmeras da mesma categoria, é que mesmo possuindo um flash embutido, ela possui também uma sapata para flash dedicado, o que pode ser bastante útil.

Nas fotos de Daniel Bell [abaixo] feitas para um resumo do site ePHOTOzine, percebemoa que mesmo com a abertura ainda longe da máxima, é possivel conseguir alguma redução da profundidade de campo.

Foto feita com abertura f/5.8. Daniel Bell / ePHOTOzine

É importante lembrarmos, no entanto, que a percepção de nitidez vai variar também de acordo com a relação da distância focal utilizada e as distâncias entre o objeto principal e o fundo. Veja por exemplo que na imagem abaixo, a profundidade de campo é menor que na foto acima, do cão, mas temos a impressão de que o fundo está menos borrado.
Foto feita com abertura f/4.8. Daniel Bell / ePHOTOzine

Para saber mais sobre esse equipamento, recomendo acessar a página oficial da Fuji e também os resumos do ePHOTOzine e DPReview.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

22 comentários:

  1. Além da abertura da lente, para conseguir uma baixa profundidade de campo, é importante também levar em conta a distância focal e o tamanho do sensor. Uma DSLR traria melhores resultados e por um preço um pouco maior (pequise as canons t3 e t3i).
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Gabriel. A distância focal foi citada no artigo acima. Já os demais fatores podem ser vistos no artigo "Os quatro fatores do bokeh".

      Excluir
  2. Gostaria de saber se essa camera me atenderia se eu tirasse fotos com pouca luminosidade,como por exemplo: um aniversário ou casamento a noite num local interno.
    Se possivel responda tbm no meu email.
    tarcianards@hotmail.com

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tarciana, é importante ter em mente que essa câmera possui uma lente não cambiável. Ou seja, não pode ser trocada e a abertura máxima do diafragma é de f/3.1 - 5.9, o que significa que não é uma lente muito clara e que vai exigir o uso de uma sensibilidade ISO mais alta.

      Esse modelo possui a vantagem de ter uma sapata para flash dedicado, mas ainda assim, não é indicada para fotografia em locais com pouca luz.

      Excluir
  3. Mes se eu consegui um flash pra ela ,ja ajuda? Quais os Flash indicados? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Flash vai ajudar sim, porém, como disse, a lente não é muito clara e isso significa que para captar a luz ambiente em locais escuros, você terá que utilizar um ISO mais alto.

      Qualquer flash pode ser utilizado, mas é importante observar se possui compatibilidade com o sistema TTL da marca, para que ele funcione automaticamente. Se preferir comprar um flash da própria Fuji, são compatíveis os modelos EF-42 e EF-X20. Esses, porém, possuem algumas limitações.

      Excluir
  4. Ela bate foto de pessoa ou animal em movimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as câmeras "batem foto" de pessoas ou animais em movimento. O efeito que você deseja (de congelamento ou de borrão da imagem) depende das configurações utilizadas.

      Excluir
  5. tem 5 meses q comprei a minha e ainda nao consegui tirar fotos boas! =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que chato isso... Algumas câmeras compactas ou superzoom, por possuirem muitos recursos podem ser confusas. Talvez seja o caso de procurar um auxílio de um profissional. Caso tenha alguma dúvida específica, fique a vontade para enviá-la para o e-mail contato@resumofotografico.com

      Excluir
  6. Puts eu comprei uma dessa, depois que fiquei convencido com as pesquisas que fiz pela net sobre ela, e dai percebi que ela me permitia brincar um pouco, e resolvi estudar um pouco, mas me senti um pouco frustrado com ela, no modo automatico adquirimos boas fotos, mas dai com os estudos, resolvi começar a me arriscar no modo mais manual, mas por enquanto nao consegui ter exito nas fotos algumas saem ate legais, mais a maioria parece sem vida ou estranhas, espero que a maior parte dessa frustração seja culpa minha, e que com o tempo eu aprenda melhor a tirar fotos no modo manual rs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno no Youtube, tem uma video-aula bem bacana com a S4000 da fuji, o modo de operação é bem semelhante ao da sl300, tenho a minha desde o natal do ano passado e agora depois que descobri esses "cursos" é que estou começando a brincar no modo manual, ela é bem interessante... http://www.youtube.com/watch?v=GMlat2Eq_NY entre outros videos que me ajudaram...
      abraços

      Excluir
    2. http://www.youtube.com/watch?v=GMlat2Eq_NY nesse canal consegui me aventurar um pouco com a minha, a s4000 tem um modo operacional bem semelhante a sl300, espero que te ajude...
      abraços

      Excluir
  7. Então eu comprei uma dessa dessa depois de ler muito sobre ela, me convenci de que era boa suficiente, aproveitei que ela me permitia brincar um pouco mais, e me interessei por fotografia criei coragem e parti pro modo manual rs, mas por enquanto não consegui tirar uma foto que fique realmente boa, parece mortas e sem vida, no modo automático funciona tudo muito bem, mas no manual não, espero que seja apenas inexperiência do usuário, afinal não tem nem 1 mês que comecei a usar e menos de 15 dias que encarei o modo manual rs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, realmente fotografar no manual, a princípio, pode ser mais complicado mesmo. Com um pouco mais de estudo e experiência o resultado tende a melhorar. Abraço.

      Excluir
  8. Sou apaixonada por fotografia, e estou meio em duvida com qual maquina semi-profissional devo começar... alguma dica?

    ResponderExcluir
  9. Comprei uma Fuji SL300 mais estou com a dúvida se ela é boa.. Bom eu queria mesmo pra mim, tirar minhas fotos, passeios bacanas mais a qualidade boa mais é a dúvida ? Ela chegara terça feira espero ser bacana !

    ResponderExcluir
  10. Kelly Emarine Dias29 de março de 2013 03:50

    Olá Cid Costa.
    Eu estou prestes a começar um curso básico de fotografia, e por isso meu pai me deu essa camera, gostaria de saber se ela é boa, se ela é capaz de tirar fotos com boa qualidade, se para as fotos terem boa qualidade depende mais da maquina ou de mim. rs
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Kelly. Como você pode ver nas fotos dessa postagem, é possível sim fazer boas fotos com essa câmera. Alías, é possivel fazer boas fotos com quase qualquer câmera, desde que a mesma ofereça um recurso mínimo de resolução. Com certeza vai depender muito mais do seu conhecimento a respeito.

      Você pode encontrar algumas fotos feitas com essa câmera em uma busca no Flickr.

      Abraço e bom estudo.

      Excluir
  11. Para quem quer ver fotos tiradas com uma Finepix sl2300 olhem na minha página!
    https://www.facebook.com/pages/Mundo-da-Fotografia/552107528160117?ref=hl

    ResponderExcluir
  12. Fui fotografar o aniversário de um primo e adorei o resultado!
    A maior parte do tempo, tirei no automático , e quando queria fazer umas fotos mais legais (como ele pulando na cama elástica) partia para outras opções. No caso eu usei : O modo SP e mudei o cenário.E para focalizar alguns doces e desfocalizar outros, na mesa do bolo, eu usei a opção S, e ativei Super Macro.
    Eu amei o resultado! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite,

    Será que consigo tirar fotos em sequências boas do surf com ela?

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil