sábado, 7 de julho de 2012

Abertas inscrições para oficinas do Fotógrafos em Ouro Preto

julho 07, 2012 | por Resumo Fotográfico

Estão abertas as inscrições para as oficinas do festival Fotógrafos em Ouro Preto, que será realizado entre os dias 2 e 5 de agosto. Além das oficinas, serão realizados também Roteiros Fotográficos, onde os participantes são convidados a participar de passeios ímpares com conteúdo histórico e ecológico que estimulam novas leituras sobre a cidade e seus arredores: "A Cidade da Serra" (com André Castanheira), "Pelas Montanhas e Cachoeiras de Ouro Preto" (com Danilo Avelar) e "Memórias Fotográficas de Ouro Preto" (com Bernardo Andrade).

Oficinas

O ladrão, o engenheiro e o invisivel
Ministrante: Walter Firmo

O mundo é colorido, a vida não.
Criatividade na cor.
Universo da cor.

Saida fotográfica pelas ruas de Ouro Preto trabalhando as pessoas e a arquitetura. No final, 15 fotos de cada aluno serão escolhidas e avaliadas.

Data: 03/08/2012 a 04/08/2012
Carga horária: 14 horas
Local: FAOP cabeças
Vagas: 20


Não é pra fazer foto, é pra contar história!
Ministrantes: Fotógrafos do uaiPhone

O barateamento dos smartphones e o surgimento do Istagram vêm popularizando cada vez mais a fotografia móvel e contribuindo para uma "alfabetização imagética" sem precedentes na história. No entanto, fotos bem executadas e com uma pós produção adequada não têm a mesma força que um ensaio bem elaborado. Por acreditamos que é através do ensaio que o fotógrafo pode expressar com mais intensidade sua visão sobre determinado tema, nossa proposta com esse workshop é transformar o iPhone em uma ferramenta de produção de conteúdo.

Data: 03/08 – 04/08 – 05/08
Local: FAOP/Cabeças
Vagas: 20


Adequação e variações da luz na fotografia
Ministrante: Germano Netto

A oficina aborda temas como: variações da luz natural e suas alterações no transcorrer do dia, temperatura de cor, utilização de filtros, altas e baixas luzes, reflexo e sombra, fotografia noturna,variações da luz artificial.

Vagas:16
Local: FAOP/ Cabeças
Data: 03/08 – 04/08


Um Olhar
Ministrante: Eduardo Trópia

A Oficina “Um Olhar”, ministrada por Eduardo Tropia, tem como proposta o exercício de contemplação da cena em foco com objetivo de extrair o melhor resultado na captação de imagens a partir do conhecimento técnico do participante. Será realizada com passeios orientados pelas ruas de Ouro Preto e é destinada ao público com experiência básica em mecanismo fotográfico.

1° dia – 14h às 18h
  • Apresentações do ministrante e dos participantes
  • Apresentação de portfólio do fotógrafo Eduardo Tropia
  • Apresentação da oficina “Um Olhar”
  • Aula prática - Passeio fotográfico ao fim da tarde
2° dia – 05h às 09h
  • Aula prática – Passeio fotográfico ao amanhecer
3° dia – 09 às 13h
  • Apresentação das fotografias produzidas durante os passeios e editadas para discussão sobre o trabalho realizado
Vagas: 10
Local: FAOP/Cabeças