terça-feira, 25 de setembro de 2012

Mundo mirrorless dá as caras na Photokina

setembro 25, 2012 | por Rodrigo Jordy

   O sistema de câmeras sem espelho com lentes intercambiáveis já pegou no mundo todo, menos no Brasil. Pois é, algumas lojas já até vendem as câmeras como as Samsung NX, Sony NEX e Panasonic G mas não vendem as lentes e os acessórios, ou seja, termina não adiantando muito pois o usuário fica sem suporte. É uma pena pois são câmeras que conseguem alcançar o memso nível de qualidade das reflex em alguns modelos e situações. E houve alguns bons lançamentos na Photokina que aconteceu semana passada.
Olympus PL5 e PM2/Site I2MAG
   As Olympus E-PL5 e E-PM2 compartilham das mesmas especificações, as únicas diferenças são o monitor LCD inclinável e o grip removível disponíveis apenas na E-PL5, inclusive as diferenças de peso e tamanho entre as duas são ínfimas. São equipadas com sensor CMOS 4/3 de 16MP, possuem 35 pontos de autofoco e estabilizador no sensor. O obturador possui tempo de exposição bem abrangente que varia entre 1/4000 e 60 segundos e ainda possui o modo bulb de até 30 minutos. As duas são capazes de fazer fotos em 3D com as objetivas adequadas para este uso e geram arquivos RAW.
Olympus PL5 e PM2 vistas de trás/Site Photo Review
   A sensibilidade ISO delas pode ser um ponto fraco pois vai de 200 a 25600 segundo o site do fabricante (talvez haja um erro na página e o ISO 100 pode estar disponível). O modo contínuo pode chegar a 8fps, os vídeos Full HD possuem taxa de 30fps nos formatos MOV e AVI com som estéreo, e o monitos LCD mede 3 polegadas. Não há flash embutido nestas câmeras mas um pequeno flash externo de número-guia 7 acompanha o kit das duas além de possuírem sapata para flash externo. A bateria é capaz de fazer cerca de 360 fotos por carga em ambas as câmeras.
Panasonic GH3/Site Photoxels
   A Panasonic, criadora da primeira câmera mirrorless digital, não fica para trás e trouxe a GH3 que usa o memso sensor das Olympus citadas nesta matéria. Sempre é bom lembrar que Panasonic, Olympus e Leica desenvolvem em conjunto todo o sistema 4/3 incluindo os sensores. Possui 23 pontos de autofoco, não possui estabilização, o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 60 segundos incluindo modo bulb. Faz fotos em 3D com as objetivas adequadas e gera arquivos RAW. A sensibilidade ISO vai de 125 a 25600, modo contínuo de 6fps, faz vídeos Full HD com taxa de 60fps nos formatos AVCHD, MOV e MP4 e som estéreo.
GH3 e seu grip opcional/ Site Digital Camera World
   Dois grandes atrativos desta câmera são o monitor OLED totalmente móvel de 3 polegadas com tecnologia touchscreen (também possui um viewfinder eletrônico OLED) e a conexão wi-fi nativa. Além disso, possui um flash pop-up de número-guia 12 e sapata para flash externo, potência semelhante a de algumas reflex. Sua bateria é bem durável, capaz de fazer cerca de 540 fotos por carga.
Pentax Q10/PetaPixel
   Por último, uma câmera que foge a todas as regras, a Pentax Q10. Segunda versão de uma câmera de lentes intercambiáveis, porém com sensor de compacta medindo 1/2.3 de polegada e resolução de 12.4MP. As lentes são minúsculas (do tamanho aproximado de lentes de câmeras compacyas mesmo) e são chamadas de Toy Lens seguidas por um número. Esta câmera (e também a Pentax Q) já possui 6 lentes que podem ser usadas com ela e ainda é possível usar um adaptador para as lentes da baioneta K mas o resultado pode ser bizarro tanto esteticamente quanto na prática pois as distâncias focais seriam estratosféricas.
Lentes para a baioneta Q/ Site FareastGizmos
   Possui estabilização pelo sensor, o tempo de exposição desta camerazinha pode ser de 1/8000 a 30 segundos incluindo modo bulb dependendo da lente usada e gera arquivos RAW. A sensibilidade ISO é de 100-6400, o modo contínuo é de até 5fps, faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som mono. Seu monitor LCD mede 3 polegadas, seu flash pop-up possui número-guia 4.9 (e possui sapata para flash externo) e sua bateria é capaz de fazer cerca de 270 fotos por carga.

            Olympus America PM2
            Site oficial Panasonic
            Pentax Imaging