domingo, 7 de outubro de 2012

Bruce Davidson e a fotografia engajada

outubro 07, 2012 | por Natália Nunes


O fotógrafo americano Bruce Davidson "tem produzido por mais de meio século um trabalho celebrado por sua dimensão social, política e poética. Humanidade é o coração de sua obra."

Na década de 60, Davidson acompanhou a luta pelos Direitos Civis de um grupo de estudantes que ficou conhecido como "Freedom Riders". O alvo dos jovens organizados pelo "Congress of Racial Equality" (CORE) era ir para New Orleans com a intenção de protestarem contra as leis de segregação racial. Porém, em duas tentativas de viagem, o ônibus em que estavam sofreu violentos ataques. 

Em resposta à forte oposição, diversos estudantes e ativistas ao redor do país mobilizaram-se para terminar o que o CORE começou e uma nova viagem foi marcada, com saída de Montgomery, Alabama, para Jackson, Mississipi. Bruce Davidson estava nesse ônibus:

"Eu nunca havia tido medo de nada. Mas eu sabia que algo horrível estava acontecendo. Eu sabia que era perigoso estar naquele ônibus."

Do lado de fora, forçada pelo governo, a Guarda Nacional fazia a escolta perante uma multidão iracunda. Dentro do ônibus, os passageiros cantavam tensos, afinal de contas, a proteção estava sendo feita por guardas sulistas. Davidson relatou que ninguém se sentia seguro, ele disse: "qualquer um poderia facilmente ter sido baleado"; "eu me dei conta de como os viajantes foram corajosos". 


Ao sair do ônibus, o grupo foi preso, acusado de incitar tumulto e desobedecer à lei. Eles foram os primeiros de 400 jovens que fariam o mesmo trajeto e o mesmo tipo de protesto pacífico para depois serem lançados na prisão de segurança máxima. Esse evento marcou Davidson profundamente, o que o levou a acompanhar o movimento por quatro anos:

"Sensibilizou-me para algo, algo que precisa ser registrado, algo que eu preciso testemunhar. (...) Me fez capaz de enxergar a America de uma maneira que eu nunca tinha visto antes."

A compilação desse trabalho de quatro anos resultou em um livro de 144 páginas chamado "Time of Change: Civil Rights Photographs, 1961-1965".



Observação: as citações das falas de Bruce Davidson são traduções livres.
Mais imagens da Série "Time of Change". Aqui, fotos do início da marcha e mais fotos diversas.