quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dicas de como utilizar melhor o tripé

Para garantir fotografias nítidas de assuntos estáticos, usar um tripé é essencial, porque ele permite que você defina uma velocidade baixa do obturador e faça um disparo sem tremer. Você então fica livre para escolher a abertura que quiser e garantir o máximo de nitidez.

Para ajudá-lo, destacamos aqui algumas dicas práticas que você deve saber quando utilizar um tripé, compliladas e traduzidas do blog Digital Camera World.

Serve para o seu objetivo?

Lentes pesadas exigem pernas grossas e uma cabeça com força de bloqueio. Cabeças esféricas são boas para lentes de até 300mm, mas não para lidar com distâncias focais mais longas
Engate rápido

Uma placa de liberação rápida não é essencial, mas permite fixar e retirar a câmera da cabeça do tripé de forma rápida e facilmente. Depois de usar uma, você vai ficar imaginando como fazia sem.
Coloque em terreno firme

Não adianta usar um tripé se suas pernas estão escorregando pela vegetação. Empurre-o até que os pés se fizem em algo sólido.
Utilize os melhores pés primeiro

Retire as seções mais substanciais das pernas primeiro, use as seções mais finas apenas como um último recurso. Tripés de fibra de carbono não têm a massa dos seus parentes de liga leve, mas oferecem pernas grossas para o mesmo peso.
No nível

Ao invés de corrigir horizontes tortona pós-produção, utilize um nível para garantir que sua câmera esta acompanhando o horizonte.
Anel da lente

Se sua lente tem um anel onde o tripé de encaixa, ao invés de à câmera, utilize-o, caso contrário, o peso da lente pode colocar tensão indevida sobre a placa de montagem.
Estabilize

O desempenho dos tripés mais leves é melhorado com algum lastro para ter mais equilíbrio. Suspender uma bolsa com peso sob o tripé pode ajudar.
Trave

Se a sua câmera possui trava de espelho, use-a para qualquer exposição maior do que 1/15 segundos. Se você não fizer isso, use o timer. O ideal é fazer ambos.
Dispare com cuidado

Não dispare o obturador com o dedo, utilize um disparador remoto. Isto é especialmente importante quando a câmera ou lente estão muito salientes em relação à base.
Fonte: Digital Camera World / Tradução e adaptação: Cid Costa Neto

COMUNICAR ERRO

3 comentários:

  1. Sobe o "Trave". Chamam frequentemente de MLU, Mirror Lock Up.

    Algumas câmeras, como as Nikon, tem uma segunda opção. O espelho subir 1 segundo antes de começar a fazer a foto, antes da abertura do obturador. Eu uso muito quando estou usando a minha Nikon D90 no tripé.

    O "Dispare com cuidado" poderia falar de usar o temporizador.

    Eu não acrescento peso no meu tripé, pois ele já pesa 3.5 Kg.

    Tem tripé que tem nível bolha, com o meu, mas eu ando pensando em comprar um que encaixa no engate do flash.

    Sobre o engate rápido, compre alguns extras. Pode ser útil se tiver passeando acompanhado, e estiverem compartilhando tripé, e/ou se estiver fotografando com mais de uma câmera, e/ou se perder o engate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, obrigado pelos comentários. No caso do temporizador, não foi mencionado porque já consta essa questão no artigo vinculado: "Modos de disparo remoto do obturador".

      Excluir
  2. Caramba, como pude esquecer esta... Eu mesmo fiz os testes.

    Não se esqueçam de desligar o estabilizador da lente, pois pode dar perda de qualidade e/ou deslocamento entre as fotos se for fazer uma sequência (HDR e/ou time lapse). A Nikon já fez esta recomendação.