domingo, 11 de novembro de 2012

Lançamento do livro "Brasil Invisível" de Valdemir Cunha

novembro 11, 2012 | por Resumo Fotográfico

Livro exibe retratos de brasileiros, captados em dez anos de viagens pelo país

Divulgação
Valdemir Cunha, um dos principais fotógrafos do país, especializado em meio ambiente, natureza, povo e cultura brasileira, lança nessa segunda-feira (12), pela editora Origem, Brasil Invisível. O livro reúne retratos e histórias de pessoas que vivem nos rincões do Brasil. O projeto mostra o brasileiro que consegue transformar as riquezas naturais e as oportunidades que o cercam em possibilidades de vida digna.

Brasil Invisível apresenta o olhar sensível e apurado do fotógrafo, que selecionou as imagens produzidas em dez anos de viagens por todos os Estados do país.As fotos registram o fruto do trabalho desses brasileiros, sua maneira de viver, suas crenças, sua comunidade e as paisagens que o cercam. Reunidos em livro, estes personagens formam um extenso panorama da população brasileira em toda a sua diversidade.
"Este livro pode ser encarado como um trabalho documental que faz um recorte dos últimos dez anos de Brasil. Minha preocupação foi produzir um registro do modo de vida de brasileiros que habitam um país que está em profunda transformação e que já não existirá mais daqui algum tempo, talvez em 50 anos ou menos." - explica o fotógrafo.
O livro foi escrito pelo jornalista Xavier Bartaburu, parceiro de Valdemir em outros seis projetos. Os textos trazem recortes do dia a dia de homens e mulheres de quase todas as regiões brasileiras, inseridos em suas rotinas, tradições e modos de pensar.
"Mesmo habitando lugares onde os médicos são raros, as escolas distantes e o saneamento básico inexistente, essa gente sobrevive com dignidade baseada na crença de que sua condição e dos seus filhos vai melhorar por meio do trabalho." - finaliza Valdemir.
Brasil Invisível é o primeiro livro de fotografia a ser lançado também em iPad. Não é apenas um PDF do livro, esse aplicativo terá conteúdo exclusivo, vídeos, georreferenciamento das imagens e todas as possibilidades de compartilhamento em redes sociais, entre outros recursos. O conteúdo da obra também vai estardisponível em hotsite com possibilidade de navegação em qualquer smartphone ou computador.

FICHA TÉCNICA

Livro: Brasil Invisível
Autor: Valdemir Cunha
Editora: Origem
Número de páginas: 240

LANÇAMENTO

Data: 12/11/2012
Horário: 19h às 21h30
Local: Livraria Cultura, Shopping Villa Lobos
Entrada franca

Great Assessoria e Comunicação
Publicado em: