quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Dúvida do leitor: Fujifilm FinePix S4200 x Samsung WB100

A leitora Raquel, de Faro, região do Algarve em Portugal, enviou sua dúvida em relação à aquisição de uma câmera compacta/bridge. Ela pediu então que avaliassemos dois modelos específicos:

"Consultei o seu site esta noite, desde já muito interessante, e gostaria de saber se me pode ajudar na seguinte questão: qual seria a melhor opção em termos de qualidade e durabilidade das seguintes câmeras fotográficas; Fujifilm FinePix S4200 e Samsung WB100?"

Olá Raquel, para auxiliá-la na escolha, criei um quadro comparativo entre os dois modelos, avaliando as características técnicas mais relevantes:


 Especificações FinePix S4200 Samsung WB100
 Sensor  14.0  16.2
 Abertura máxima  3.1 - 5.9  3.1 - 5.9
 Velocidade do obturador  1/2000 a 8 segundos  1/2000 a 1/8
 Distância focal / Zoom  4.3 - 103.2mm / 24x  4 - 104 mm / 26x
 Supermacro  2cm  1cm
 Sensibilidade ISO  1600 / 6400*  3200
 Modo manual  Sim  Não
 Vídeos (resolução/fps)  1280 x 720 pixels /30fps  1280 x 720 pixels /30fps
 Alcance do flash  6.9 m  6 m
 Monitor LCD  3.0"  3.0"
 Presença de viewfinder  Sim  Sim
 Memória interna  Não  Sim (52 MB)
 Memória externa  SD / SDHC / SDXC  SD / SDHC / SDXC
 Alimentação  4 pilhas tamanho AA 4 pilhas tamanho AA
*Função exclusiva para imgem no formato "S"

Como podemos ver na tabela acima, os modelos são bastante similares em suas especificações. A WB100 leva pequena vantagem em vários aspectos citados, porém, com pouca diferença na maioria dos casos. As diferenças mais notáveis que poderiam tornar o modelo da Samsung mais atraente, seriam o maior número de pixels e a memória interna. Mas considerando que são "apenas" 52mb e a facilidade de comprar cartões SD com valores de armazenamento muito superiores a esse, não chega a ser na verdade, uma grande vantagem.

Por outro lado, o modelo da Fuji possui um ISO mais sensível, o que permitiria fotografar melhor a noite ou em ambiente fechados com pouca luz. Essa sensibilidade, no entanto, é condicionada ao tamanho da imagem "S" (que equivale ao formato menor da câmera, de 2048 x 1360 na taxa de 3:2). Para os demais tamanhos, o ISO máximo cai para 1600, que equivale a metade do modelo da Samsung.

  
O modelo da Fuji [à esquerda] apresenta modos de prioridade (semi-automáticos) e manual, enquanto o modelo da Samsung permite apenas a utilização de modos automáticos.

Apesar desse equilíbrio técnico, com uma leve vantagem para a Samsung, o grande fator que vai diferenciar as duas, pesando para a FinePix, está na presença do modo manual, inexistente no modelo WB100. Esse importante detalhe vai ser indispensável para quem quer ter total domínio sobre seu equipamento e começar a aprender as técnicas fotográficas. Mas se a sua intenção é apenas "apontar e clicar", ambas atenderão de forma similar.

Em relação a durabilidade, a WB100 foi lançada em Julho de 2012, com garantia de 12 meses. Ou seja, não houve tempo hábil para avaliação de todos os erros possíveis que possam surgir com o uso. Já a FinePix S4200, lançada em Janeiro, já teve alguns erros detectados e passou por uma atualização de firmware, que pode ser encontrada na página do frabricante.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco sobre cada equipamento. Fique a vontade para fazer qualquer outra pergunta na seção de comentários abaixo. Grande abraço!

OBS: Esse comparativo foi feito com base nas informações técnicas fornecidas pelos fabricantes de cada equipamento.

Tem alguma dúvida a respeito de equipamentos, técnicas ou conceitos relacionados à fotografia? Envie uma mensagem para contato@resumofotografico.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

15 comentários:

  1. Excelente post..... Tirou minhas duvidas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post, já fiz minha escolha.

    ResponderExcluir
  3. existe parasol para esta samsung wb100?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. De acordo com o site da própria Samsung, não existe um parassol original para esse modelo. Você pode optar, no entanto, por comprar um 'genérico', que se encaixe no diâmetro da rosca da lente.

      Excluir
    2. ONDE EU ENCONTRO ESSE PARASSOL GENÉRICO, E GOSTARIA DE SABER SE EXISTE LENTE PARA WB 100.
      WENDER LUZ MINAS GERAIS.

      Excluir
    3. Olá Wender, o parassol pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas ou mesmo em sites como o MercadoLivre. A respeito de lente para a WB100, o modelo não permite a troca de objetivas.

      Excluir
  4. e qto a duração das pilhas X nº de fotografias?

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com mais duvidas ainda :s
    se fosse você, qual você compraria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu optaria por comprar uma DSLR de entrada, mas dentre as opções citadas, ficaria com a Fuji, pela possibilidade de trabalhar as configurações manualmente.

      Excluir
  6. Recebi hoje um e-mail promocional e fiquei curioso pelo preço atrativo da câmera Samsung, o que me levou a pesquisar tais referências. Em suma... Parabéns pelo Post, bastante claro e esclarecedor. Simples e extremamente objeto.

    ResponderExcluir
  7. A velocidade de obturador da wb100 é também 1/2000 a 8 segundos, mas em modo noite. E a Sensibilidade ISO 3200 reduz automática a resolução para 3M (1984*1488).

    ResponderExcluir
  8. voce optaria em comprar uma fujifilm s4800 ou samsung wb100?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia.

    Gostaria de saber se é normal fazer um barulho na gravação de video em HD. Tipo um ciado no fundo.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  10. bom dia. eu comprei uma wb100 , fiquei um pouco decepcionado por nao dar pra fazer as configuraçoes manuais. mais eu vi em outro site especializado em fotografias e o autor da reportagem sobre essas cameras super zoom chama a atençao pro tipo de sensor que é o cmos e ccd o da wb100 é o cmos e o da fuji qual é? e qual o melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos os modelos utilizam sensor CCD. A respeito de qual é melhor, sugiro que leia o artigo Sensor CCD x Sensor CMOS publicado pelo Rodrigo no blog Foto Fácil.

      Excluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil