quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Porque as cores das fotos ficam tão diferentes na internet?

A fotografia sempre teve como base de seus conceitos as leis da Física, porém, sempre atrelada a outra área da Ciência: a Química. A partir da era digital, o meio eletrônico tomou esse lugar, exigindo que os fotógrafos passassem a dominar essa nova área eletrônica, traduzindo seus conhecimentos através da informática.

Por mais que alguns fotógrafos inciantes (ou nem tão iniciantes assim) tenham o domínio de seu equipamento e registrem belas fotos, muitos desconhecem o processo que a imagem sofre digitalmente. Muitas vezes, pequenos detalhes podem ter grande influência no resultado final pelo qual a imagem chega até o fruidor, seja através do meio digital ou impresso.

Uma dúvida recorrente que tenho percebido entre alguns fotógrafos é: Porque as cores das fotos ficam tão diferentes quando são carregadas para a internet? A resposta é relativamente simples: Alguns meios digitais utilizam espaço de cor diferentes daquele em que a foto foi concebida.

Mas o que é espaço de cor?

Adobe RGB x sRGB (Fonte: Hypernova)
O sistemas de cor é um modelo abstrato matemático para formalizar a descrição de cores através uma seqüência ordenada de números. No sistema RGB (red, green, blue), o vermelho, o verde e o azul são combinados de várias maneiras para reproduzir outras cores.

Dentro desse sistema ou modelo de cores, há vários espaços de cores com diferentes gamas, como por exemplo o Adobe RGB, sRGB, Apple RGB, entre outros.

É muito comum que algumas câmeras venham ajustadas para o espaço de cores Adobe RGB, enquanto os navegadores usam como padrão o espaço sRGB. O espaço criado pela Adobe é mais rico e possui uma gama de cores maior, por isso, quando convertido para sRGB, que tem um espectro menor, perde-se qualidade.

Na imagem abaixo, é possivel ver uma captura de tela que mostra a comparação da renderização de cores do Firefox 2.0 para sRGB e Adobe RGB.

Reprodução/Flickr

Como resolver

Para quem trabalha com RAW, o espaço de cor será determinado no momento de conversão da foto e por isso, a configuração da câmera no momento da foto não terá influência

Para quem ainda fotografar em JPG, uma solução simples pode ser ajustar a câmera para trabalhar em sRGB. Essa maneira de trabalhar nivelando as cores por baixo vai resolver o problema da diferença de leitura dos dispositvos para internet. Essa solução, no entanto, vai limitar a gama de cores caso seja necessário dar uma saída mais rica e, portanto, pode ser mais eficiente fotografar em AdobeRGB e posteriormente converter para sRGB.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

3 comentários:

  1. Se a gama do Adobe RGB é mais amplo, então por que que o sRGB aparenta der uma gama maior no exemplo das fotos dos sushis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente essa a questão. A imagem em sRGB, quando apresentada pelo navegador, não sofre alterações, mantendo o mesmo brilho e saturação. Já a imagem em AdobeRGB, que possui uma gama maior, sofre uma perda de cores que não conseguem ser transmitidas pelo navegador.

      Excluir
  2. Não só pelo navegador, mas tb pelos monitores de uso doméstico (salvo alguns casos) .

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil