segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A durabilidade dos cartões de memória

janeiro 14, 2013 | por Resumo Fotográfico

Uma das grandes vantagens da fotografia digital se refere à capacidade de armazenamento. Os cartões de memória oferecem a possibilidade de realizar milhares de fotos em alta resolução, sem serem trocados e ocupando espaço físico mínimo.

Além das vantagens práticas que são evidentes, outra grande vantagem do cartão de memória, é sua grande resistência física, suportando diversas situações em que seria impossível a recuperação de um filme.

Em 2010, a Canon 7D da fotógrafa Petra Hall ficou arruinada após um incêndio no carro de seu noivo. Supreendentemente, o cartão Compact Flash sobreviveu ao fogo e ao calor intenso e os arquivos foram recuperados.[1]

Mesmo com a câmera arruinada, as fotos armazenadas no cartão Compact Flash foram recuperadas. (Reprodução)

Em 2011 o biólogo e fotógrafo de animais selvagens Markus Thompson encontrou uma câmera no fundo do oceano e o cartão SD, dentro dela há mais de um ano, ainda funcionava e continha cerca de 50 fotos de uma viagem de família.[2]

Em ambas as situações extremas (de calor intenso e exposição prolongada à água do mar), qualquer filme fotográfico estaria arruinado.

Ainda em 2011, o blog Photo Tips Online realizou uma série de testes com um cartão de memória  microSD. Foram testadas a resistência à água, magnetísmo e impacto. O cartão passou em todos eles, sendo danificado apenas quando foi atingido por uma pressão de 2.2 toneladas, um valor muito superior às especificações de fabricação. Assista ao vídeo.