quinta-feira, 25 de abril de 2013

Anunciados os vencedores do Prêmio Pierre Verger 2012/2013

abril 25, 2013 | por Resumo Fotográfico

Nesta quarta-feira (24) a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) anunciou o resultado do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2012/2013. Nesta quinta edição, foi contabilizado um recorde de inscritos com um total de 317 propostas – quase três vezes maior que a edição anterior.

Na categoria principal, 'Livre Temática e Técnica', o selecionado foi André Penteado, de São Paulo, com o trabalho O Suicídio de Meu Pai. Em 'Fotografia Documental', André Hauck, de Minas Gerais, venceu com a série Desvios. Em 'Trabalhos de Inovação e Experimentação na Área de Fotografia', o prêmio ficou para Letícia Lampert, do Rio Grande do Sul, com o ensaio Conhecidos de Vista.

A comissão de seleção foi formada pelo artista premiado Dirceu Maués, nascido em Belém (PA) e radicado em Brasília (DF), o fotógrafo Emanoel Castro Oliveira, natural de São Miguel das Matas (BA), o diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) Marcelo Rezende, paulista residente em Salvador, o fotógrafo Pedro David, de Santos Dumont (MG), e o professor, pesquisador e fotógrafo Rodrigo Rossoni, nascido em Aracruz (ES), residente em Salvador.

O paulista André Penteado venceu a categoria principal do prêmio com a série 'O Suicídio do Meu Pai'

O mineiro André Hauck levou o prêmio na categoria 'Fotografia Documental'

A gaúcha Letícia Lampert levou o prêmio na categoria 'Trabalhos de Inovação e Experimentação na Área de Fotografia'

Veja mais fotos na página da FUNCEB no Facebook.

Fonte: FUNCEB (via iBahia)