sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cientistas criam sensor mais de mil vezes mais sensível

maio 31, 2013 | por Resumo Fotográfico


Cientistas da Nanyang Technological University, em Cingapura, desenvolveram um novo sensor de imagens para câmeras digitais que deve revolucionar o mercado em um futuro muito próximo. O novo sensor é mais de mil de vezes mais sensível do que os sensores CCD e CMOS atuais, permitindo registros mais rápidos e com mais nitidez, mesmo em ambientes com pouca luz.

As nanoestruturas do sensor, criadas com grafeno puro (folha plana de átomos de carbono), armazenam por bastante tempo os elétrons gerados pelo impacto dos fótons de luz, produzindo um sinal elétrico muito mais forte em cada pixel, que são processados e reunidos para formar imagens mais claras e mais nítidas.

O novo sensor é também mais econômico, funcionando com uma tensão muito menor e gastando 10 vezes menos energia do que os sensores atuais. Isso permite realizar muito mais imagens, gastando menos bateria.

Segundo o Professor Assistente Wang Qijie, criador do projeto, é possível fabricar sensores mais sensíveis e mais baratos através dessa tecnologia. Ele espera que isso cause um grande impacto na indústria da imagem e conta que o desempenho do dispositivo pode ainda ser melhorado.

"O desempenho do nosso sensor de grafeno pode ser melhorado, assim como a velocidade de resposta, por meio de engenharia de nanoestruturas de grafeno, e os resultados preliminares já verificaram a viabilidade de nosso conceito." - conta o Professor Wang.

O projeto  levou dois anos para ser concluído e custou cerca de 200 mil dólares (cerca de 425 mil Reais), sendo financiado pela bolsa de pesquisa de Wang, com apoio parcial do Ministério da Educação do país.

O próximo passo é encontrar um parceiro que tenha interesse em investir na construção de um protótipo para a produção industrial.

Nanyang Technological University (via Inovação Tecnologica)