segunda-feira, 13 de maio de 2013

Novo aplicativo ajuda deficientes visuais a fotografar

maio 13, 2013 | por Resumo Fotográfico

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram um aplicativo que pode ajudar pessoas com deficiências visuais a capturar melhores fotos. A partir de uma pesquisa com 54 pessoas com deficiência visual e até mesmo cegueira, os pesquisadores avaliaram os principais pontos de dificuldade.

Um entrevistado disse que saber como enquadrar uma foto é um dos principais obstáculos: "Se eu estou em um grupo, eu costumo ter alguém me aconselhando sobre o posicionamento da câmera, mesmo que eu tire a foto eu mesmo."

Os resultados da pesquisa levaram à criação de um aplicativo que utiliza o deslizamento do dedo na tela do celular para fotografar e avisa quantas pessoas estão aparecendo no enquadramento. O sistema também é capaz de ajudar no foco e dispensa o botão de disparo. Como pode ser difícil para as pessoas com deficiência visual a localizá-lo, a foto é registrada em resposta a um simples gesto de deslizar para cima.

A equipe vai revelar os resultados completos e detalhes dos recursos do aplicativo durante a conferência Pervasive Technologies Related to Assistive Environments, que será realizada no final deste mês em Rhodes, na Grécia.

Resta agora esperar o desenvolvimento do aplicativo não apenas para introdução em celulares, mas também às demais câmeras que possuem a tecnologia touchscreen.

News Cientist (via Yahoo! Notícias)