sexta-feira, 3 de maio de 2013

Pesquisadores criam câmera baseada na visão dos insetos

maio 03, 2013 | por Resumo Fotográfico

Os fundamentos das câmeras fotográficas tradicionais baseiam-se no funcionamento do olho humano para produzir uma imagem. Os engenheiros da Universidade de Illinois, no entanto, apresentaram na última quarta-feira (1) um equipamento diferente, que imita o olhos dos insetos.

O dispositivo digital, tem uma série de lentes minúsculas e maleáveis, semelhantes aos olhos de formigas, besouros e lagostas, permitindo uma profundidade de campo próxima ao infinito e alta sensibilidade a movimentos.

"Nós descobrimos formas de fazer câmeras que incorporam todas as características essenciais de desenho dos olhos encontrados no mundo dos insetos. O resultado é um novo tipo de câmera que oferece um campo de visão excepcional (de quase 180 graus), sem aberrações e intensidade de iluminação uniforme." - afirmou à AFP o co-autor do estudo, John Rogers, do departamento de engenharia da Universidade.

A câmera, de cerca de 1,5 centímetro de diâmetro, tem 180 lentes em miniatura, cada uma com seu próprio detector, constituído de dispositivos eletrônicos elásticos, que permitem que possa se curvar na mesma forma hemisférica das lentes, eliminando assim a distorção.

Segundo Rogers, a tecnologia poderá ser útil em câmeras de vigilância e geração de imagens em endoscopias. Sua comercialização, no entanto, ainda pode demorar, já que uma câmera útil provavelmente precisaria de milhões de combinações, necessitando de investimento na capacidade de manufatura.

Divulgação
Fonte: Folha de São paulo