segunda-feira, 6 de maio de 2013

Português cria fotografias panorâmicas de Nova York a 360°

maio 06, 2013 | por Resumo Fotográfico


Em 2010, o fotógrafo português Nuno Madeira, de 33 anos, esteve de férias na cidade de Nova York, quando resolver capturar algumas fotos em 360 graus, uma técnica que já utilizava em alguns dos seus trabalhos profissionais.

"Houve uns dias em que estive sozinho, a caminhar, e decidi captar aquela realidade em panorâmicas e a 360 graus. Nunca me chega só um quadradinho com uma imagem, quero sempre ter o máximo de informação de um lugar. Estava de férias, não pensei na altura que o projecto podia acontecer. Nova Iorque é uma cidade para caminhar. Andar com um tripé e material para fazer fotos a 360 graus, naquela cidade, deve ser algo penoso. Fazia a rotação com os pés, colocava o eixo da lente junto ao corpo e rodava. Foi espontâneo." - conta o fotógrafo.

Quando Nuno regressou a Portugal, recorreu a um software para montar o gigantesco quebra-cabeça, composto por cerca de 1500 fotografias. Cada imagem 360 graus foi composta por 9 a 16 fotografias. Todo o trabalho foi realizado durante o tempo livre do fotógrafo, que levou três anos para concluir o projeto. Segundo conta, algumas imagens levaram até semanas durante a pós-produção. 

Concluida a montagem, Nuno lançou o site NewYork360º - Walk, Stop, Shoot (em português, "Nova Iorque 360° - Caminha, Para e Dispara"), onde é possível fazer um passeio virtual por Nova York e conhecer 50 locais da cidade. É possível ir desde a 125st no Harlem até Brooklyn, passando por Times Square, Financial District, Broadway, Soho, Chinatown e Lower East Side.






Fonte: Visão