quinta-feira, 13 de junho de 2013

Adaptando objetiva de rosca M42 para o sistema Canon EOS

junho 13, 2013 | por Cid Costa Neto


Quando comecei a aprender as técnicas da fotografia e a utilizar câmeras SLR - há quase 10 anos atrás - adquiri uma série de objetivas com rosca M42 para minha Pentax SP1000. Com o surgimento das câmeras digitais, todo esse equipamento acabou ficando encostado e utilizava, até então, apenas para demonstrações técnicas durante as aulas de fotografia que ministro.

Recentemente, adquiri um anel adaptador de objetiva de rosca M42 para o encaixe de baioneta da Canon EOS, que me permite utilizar na Canon 60D estas objetivas do meu acervo. Dentre elas, a Asahi Super-Takumar 50mm f/1.4 e a grande angular Sigma Filtermatic 24mm f/2.8.

   
Canon EOS 60D com objetiva Asahi Super-Takumar 50mm f/1.4 [à esquerda] e com a Sigma Filtermatic 24mm f/2.8.

Resolvi fazer o teste durante um passeio na cidade histórica de Ouro Preto, com a minha turma de alunos do curso de Introdução à Fotografia do Centro de Extensão da Escola Guignard (unidade da UEMG em Belo Horizonte).

No princípio, senti alguma dificuldade na hora de fazer o foco (o adaptador não faz conexão eletrônica com a objetiva, ele é manual) depois de anos praticando com autofoco. Fica ainda mais complicado porque não existe no visor uma indicação de foco, como nas câmeras de filme.

Algumas poucas horas de prática foram suficientes para me acostumar, embora, ainda seja um pouco complicado em algumas situações, pois perde-se muita agilidade durante o foco manual. Outro detalhe importante é o ajuste da abertura, que passa a ser feito também manualmente, através do anel da objetiva e não mais eletronicamente. Esse aspecto, na verdade, é algo que me agrada, pois permite que use a mão esquerda para ajustar a abertura e o foco e a direita para a velocidade e disparo.

Foto feita utilizando a Canon EOS 60D com objetiva Asahi Super-Takumar 50mm com abertura f/2.8. Veja mais fotos.

É possível encontrar o adaptador no site Amazon.com, por pouco mais de 6 dólares (cerca de 12 reais) sem o frete. Mas se você não aguentar esperar, é possível comprar também através do MercadoLivre. A diferença de preço, no entanto, é bem grande: mais de 30 Reais mais caro, sem contar o frete.

Ajustando o foco
Atualizado em 1 de agosto de 2016

Como o leitor Marlo Lemos citou, alguns adaptadores possuem conexão eletrônica e um chip de confirmação de foco. Outra dica legal que o fotógrafo Léo Drummond me deu durante o festival Fotógrafos em Ouro Preto, em 2014, é utilizar o live view da câmera para dar um zoom e refinar a focagem manual.