quinta-feira, 20 de junho de 2013

FIF: Inscrições abertas para leituras de portfólio

junho 20, 2013 | por Resumo Fotográfico

Estão abertas as inscrições para leituras de portfólio que fazem parte da programação do FIF - Festival Internacional de Fotografia. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho através do site http://www.fif.art.br. Serão selecionados 20 fotógrafos para participarem das atividades e o resultado será divulgado até o dia 4 de julho.

Idealizado e coordenado por Bruno Vilela e Guilherme Cunha, o 1º FIF-BH tem como tema geral “Espaços Compartilhados da Fotografia” e busca promover o diálogo entre a produção de diferentes lugares do mundo, bem como o encontro entre fotografia e outras linguagens artísticas. Por isso, além de uma grande exposição internacional, o FIF inclui em sua programação palestras, oficinas e leituras de portfólio.

Importante momento formativo, já tradicional em festivais de fotografia, as leituras de portfólio possibilitam que fotógrafos e profissionais renomados se conheçam e compartilhem experiências e referências. “É um momento de troca, orientação e consultoria, destinado aos fotógrafos que já têm um trabalho e querem colocar na roda sua produção e fazer contatos”, explica um dos idealizadores e coordenadores do FIF, Bruno Vilela.

Seis curadores irão auxiliar os fotógrafos no desenvolvimento de seus trabalhos, possibilitando o direcionamento das propostas e pesquisas apresentadas e contribuindo para maior profissionalização do participante. Entre os profissionais que participam das leituras estão o artista plástico e fotógrafo, mestre em Arte e Tecnologia pela UFMG e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA Alexandre Sequeira; a curadora Daniella Géo, brasileira radicada na Bélgica, PhD em Arte Contemporânea e Fotografia pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris III, na França; a pesquisadora no campo da intermidialidade, fotógrafa e curadora no eixo Brasil/Alemanha Isabel Florêncio Pape; e o artista norte-americano e professor da University of Kansas (EUA) Daniel W. Coburn.

Os encontros acontecerão nos dias 16 e 17 de julho, no Museu Mineiro.

SERVIÇO

FIF - Leituras de portfólio
Data: 16 e 17 de julho.
Inscrições: até o dia 30 de julho, através do site http://www.fif.art.br.
Resultado: até dia 4 de julho.
Local: Museu Mineiro [Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários, Belo Horizonte/MG].
As inscrições são gratuitas.