segunda-feira, 29 de julho de 2013

9º Paraty em Foco reúne grandes nomes da fotografia

julho 29, 2013 | por Resumo Fotográfico


Com o tema Extremos, o 9º Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia acontece de 18 a 22 de setembro, na cidade histórica fluminense, ocupando a Casa de Cultura, uma Tenda Multimídia ao lado da Praça da Matriz, além de diversos espaços públicos do Centro Histórico. Doze entrevistas com fotógrafos internacionais e com grandes nomes da fotografia brasileira, exposições ao ar livre, ocupações temporárias, projeções multimídia e intervenções em diversos formatos fazem parte da programação.

A americana Nan Goldin, autora de trabalhos polêmicos como “A balada da dependência sexual” é uma das principais atrações. Classificada pelo jornal The New York Times como “a fotógrafa mais influente dos últimos 20 anos”, a artista forjou um novo gênero fotográfico ao flagrar, entre as décadas de 1970 e 2000, imagens de nudez, sexo explícito e uso de drogas enquanto circulava pelos submundos de Nova York e Boston.

“Heart-shaped Bruise” de Nan Goldin

A espanhola que vive em Londres, Cristina De Middel, apresentará o projeto The Afronauts, que originou um dos mais aclamados fotolivros dos últimos anos, no qual a artista parte da reconstrução de uma expedição espacial idealizada por um professor de ciência da Zâmbia. Entre outras atividades, Cristina dará um workshop em que os alunos vão criar uma narrativa fotográfica em Paraty.

"The Afronauts" de Cristina De Middel

O trio de estrelas femininas do Festival se completa com a participação da fotógrafa mexicana Lourdes Grobet, conhecida por sua vasta pesquisa sobre a luta livre no México. Em Paraty, ela traz trabalhos multimídia sobre o extremo Estreito de Bering, no qual discute a origem do homem e a formação da civilização ocidental.

“Quando definimos o tema do Festival, pensamos nos muitos extremos pelos quais a fotografia transita. Os geográficos, a variedade de linguagens contemporâneas, a diversidade dos próprios fotógrafos participantes, os extremos que se encontram: realidade e ficção, entre muitos outros que configuram a própria essência da humanidade.” - diz o coordenador de programação do Paraty em Foco, Iatã Cannabrava. 

Em 2013, a curadoria dos Encontros // Entrevistas foi assumida pelo jornalista Cassiano Elek Machado que deu especial atenção aos jovens que vêm ganhando espaço no cenário da fotografia brasileira. O curador catalão Claudi Carreras mantém-se à frente do projeto curatorial de Exposições, priorizando intervenções em espaços públicos do Centro Histórico de Paraty e explorando novos formatos expositivos.

Outra novidade de 2013 é a ampliação da programação em plataformas multimídia. As atividades serão coordenadas por um grupo de curadores que vem realizando trabalhos de grande repercussão em diversos países ao redor do mundo. São eles: o coletivo paulistano Cia de Foto; o curador Claudi Carreras; Frank Kalero, curador do festival Photoquai, do Museu Quai Branly; e o grupo de fotógrafos organizadores do Photographic Museum of Humanity.

“A proposta é provocar debates sobre a criação contemporânea a partir de uma convocatória pública, que abrange dois programas: o Multimídia em Foco, dedicado a projetos multimídia, e o Portfólio em Foco. Os melhores projetos apresentados são amplamente divulgados no site do Festival, e podem integrar a programação do Festival.”- explica Claudi Carreras.

Mais informações: paratyemfoco.com