segunda-feira, 29 de julho de 2013

Filtro Radial - Nova Ferramenta do Lightroom 5

julho 29, 2013 | por Tati Biscuit

Olá pessoas! Hoje vamos falar sobre o Filtro Radial, que é uma das novidades do Lightroom 5. Essa ferramenta permite fazer ajustes de alguns aspectos da imagem, facilitando o trabalho já que você poderá fazer um ajuste localizado, ou seja, apenas em uma parte da imagem.

Depois da imagem importada, vamos abrir ao módulo de Revelação. Observe que agora parece uma nova ferramenta, como você pode ver em destaque na imagem abaixo:



Esta é a Ferramenta Filtro Radial. E qual é a função desta ferramenta, afinal?

Em fotografias queremos destacar o elemento principal do fundo da imagem. Algumas vezes basta adicionar o efeito vinheta para termos um destaque ao assunto da foto, mas isso funciona bem quando o ponto de foco está no centro da imagem. A ferramenta Filtro Radial do Lightroom 5 permite que nós possamos enfatizar as partes mais importantes de uma imagem.

Esta ferramenta "desenha" uma forma elíptica e os ajustes acontecem a partir desta forma que pode ser redimensionada para uma área maior ou menor. Se quiser ou necessitar fazer um círculo perfeito basta pressionar a tecla shift enquanto desenha o círculo na área desejada.

A princípio, esta ferramenta nos permite editar na área externa à área demarcada, caso você queira ajustes na parte interna da demarcação você precisa marcar a caixa de seleção "Inverter Máscara".

Na imagem abaixo vocês podem perceber que usei a ferramenta na mesma imagem duas vezes, uma delas com ajustes externos à área demarcada. Observe na imagem que a caixa "Inverter Máscara" está desmarcada, portanto estou trabalhando na área externa ao rosto do pinguim.


E agora, quis fazer ajustes na área interna da demarcação, portanto criei outra área de edição e marquei a caixa "Inverter Máscara" para que os ajustes fossem aplicados no rosto do pinguim.



Como tenho duas áreas na mesma imagem, caso queira transitar entre as edições de uma e outra, basta que eu pare o mouse em cima da imagem e os pinos vão aparecer para que eu possa clicar sobre um deles e editar à vontade, mas deixei selecionado a opção de Mostrar Pinos de Edição em automático, assim ele vai aparecer ou sumir conforme o mouse está parado sobre a área do pino ou não.

Esta ferramenta traz a possibilidade de fazer ajustes em: exposição, contraste, realces, sombras, claridade, saturação, nitidez e outros.

Observe o antes e depois desta outra imagem em que fiz ajustes APENAS com a ferramenta Filtro Radial. Percebam a diferença!



É isso pessoal, espero que vocês considerem esta nova ferramenta do Lightroom como uma nova possibilidade para o tratamento de suas imagens.

Façam bom uso. Até a próxima!