sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Fotógrafo cria bonecos a sua imagem para divulgar trabalho

novembro 29, 2013 | por Resumo Fotográfico



Para se destacar em um mercado fotográfico que está a cada dia mais saturado, o fotógrafo dinamarquês Jens Lennartsson teve a ideia de criar o “GI Jen”, um boneco modelado à sua imagem.

O objetivo do fotógrafo, que trabalha como autônomo, é impressionar as agências de publicidade, fugindo dos portfólios comuns, que mesmo sendo bem elaborados, acabam ficando esquecidos em meio a tantos outros.

“A não ser que faça uma apresentação épica, você será esquecido. Precisei de mais de uma pasta de papel para me destacar.” - declarou Lennartsson.

Os 400  bonecos que reproduzem o fotógrafo pronto para a ação - com a câmera em uma mão e uma bolsa a tira colo - acompanham encarte com o portfólio de Lennartsson. Tudo embalado em caixas personalizadas com logo própria, que foram montadas a mão por sua equipe.



Para produzir o modelo, Lennartsson publicou a proposta no site Alibaba.com e recebeu a oferta de 20 fabricantes. Após escolher um, ele foi fotografado em 4 ângulos e então teve uma cópia feita em clay. Após a construção do protótipo, a fabricação de todas as cópias levou um total de três meses.

Embora o boneco seja referido como action figure (figura de ação) e tenha sido batizado em uma referência a série de brinquedos GI Joe, lançada pela Hasbro na década de 1960, o modelo do fotógrafo não é articulado. Veja mais detalhes no blog do fotógrafo.

Assista ao vídeo da ação com a abertura da caixa:



Veja também como os bonecos foram produzidos no making of: