segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Curitiba recebe II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil

Segunda edição do evento acontece entre os dias 19 de fevereiro e 31 de março, no MuMa; exposição reúne trabalhos de dez fotógrafos lusitanos com o tema “Memória”

Um recorte significativo da fotografia contemporânea portuguesa desembarca (literalmente) em Curitiba no mês de fevereiro. O Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil vai ganhar uma segunda edição, um pouco maior que a realizada em 2013, com objetivo de ampliar o diálogo artístico entre os dois países. A exposição 2014 reunirá o trabalho de dez artistas lusitanos no Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMa), no Portão, no período de 19 de fevereiro a 31 de março.

O II Ciclo vai discutir o tema “Memória”, explorando visualidades ligadas a arquivos, diários e álbuns registrados pelas lentes dos fotógrafos portugueses Da seleção de fotógrafos representantes de diferentes gerações estão os renomados José Pedro Cortes, Inês d’Orey e André Príncipe. Este último, formado em Psicologia e Cinema, já realizou exposições individuais e coletivas em Londres, Portugal, Madrid, Barcelona, Viena e Rio de Janeiro.

A artista Inês d’Orey é graduada em Fotografia pela London College of Printing e foi vencedora do prêmio Novo Talento Fotografia FNAC (2007). José Pedro Cortes é um dos três indicados para o Prêmio BES PHOTO deste ano. Ele realizou o Master of Arts in Photography no Kent Institute of Art & Design (UK), além do Programa Gulbenkian de Criatividade e Criação Artística (Fotografia). É fundador e co-editor, junto de André Príncipe, da Pierre Von Kleist Editions e realiza regularmente exposições em Portugal e Londres.

Os outros artistas participantes do II Ciclo são: Ana Viotti, Daniel Antunes Pinheiro, Maria Leonardo Cabrita, Francisca Veiga, Diogo Simões, Miguel Godinho e Frederico Malaca. “Como na primeira edição, a curadoria do II Ciclo contempla fotógrafos portugueses de diferentes gerações e em diferentes estágios de suas carreiras profissionais”, contextualiza Isadora Pitella, coordenadora e curadora do II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil.

O evento recebe financiamento da Direção Geral das Artes (DGArtes), do Governo de Portugal e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). “Levaremos para os espaços expositivos uma mostra que promove a internacionalização do mercado cultural e artístico nacional fora de seu eixo central e que fortalece um elo,via fotografia, entre as realidades portuguesa e brasileira. Além disso, o II Ciclo amplia o público fotográfico e ações educativas que aumentam o contato com os diferentes momentos da prática e teoria fotográfica”, defende Isadora Pitella.

Programação


Estão previstas duas palestras no auditório do Portão Cultural, nos dias 25 e 26 de fevereiro, que serão ministradas pelo professor Nélio Conceição, investigador do Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa. As duas masterclasses representam na programação um momento de aprofundamento conceitual sobre a fotografia e irão abordar a persistência fotográfica e o conceito de atlas fotográfico.



Assim como na edição passada, também haverá três momentos de Conversas com osArtistas, nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, no espaço do Apartamento Ateliê, no Batel. Participarão das conversas os dez artistas que irão expor em Curitiba. Cada uma das conversas conta com um anfitrião que atua em Curitiba que receberá os artistas portugueses para discutir temáticas como a pós-produção de arquivos, a prática da fotografia de viagem e a relação da memória com a fotografia analógica.



Também haverá no II Ciclo um curso gratuito e exposição sobre fotografia pinhole, no Portão Cultural. O workshop será voltado para alunos das escolas municipais localizadas na região do Portão, com idade entre 10 e 16 anos. O curso vai ensinar a construir câmeras a partir de caixinhas de fósforo. Os alunos irão confeccionar e customizar câmeras fotográficas analógicas com filme, para depois, produzirem fotografias nos espaços do Museu. Os resultados desse trabalho deverão compor a Exposição Pinhole, que integra a programação do II Ciclo.



Serviço:
II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil
Onde: Museu Municipal de Arte de Curitiba – MuMa ( Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão)
Quando: de 19 de fevereiro a 30 de março de 2014; das 10h às 20h
Entrada gratuita
www.ciclodafotografia.comwww.facebook.com/ciclodafotografia



Agenda 
Conversas com Artistas

> A Memória AnalógicaRonaldo Correa recebe Daniel Pinheiro, José Pedro Cortes e Diogo Simões
20 de fevereiro, às 20h
Apartamento Ateliê | Rua Dom Pedro II, 345, Sala 01
Entrada livre

> A Fotografia de Trânsito e Diários de Viagem
Inês d’Orey, André Príncipe e Maria Leonardo
21 de fevereiro, às 20h
Apartamento Ateliê | Rua Dom Pedro II, 345, Sala 01
Entrada livre

> Fotografia Enquanto Pós-Produção de Arquivos
Joseane Daher, Francisca Veiga, Ana Viotti, Frederico Malaca e Miguel Godinho
22 de fevereiro, às 20h
Apartamento Ateliê | Rua Dom Pedro II, 345, Sala 01
Entrada livre

Palestras com Nélio Conceição
Walter Benjamin e o exercício da memória
25/02/2014, às 20h
Auditório Antônio Carlos Kraide, Portão Cultural
Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão - Portão
Entrada livre

A resistência da matéria: imaginação e intimidade em fotografia26/02/2014, às 20h
Auditório Antônio Carlos Kraide, Portão Cultural
Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão - Portão
Entrada livre

Curso Fotografia Pinhole
Quando: 08 e 09 de março, às 15h
Onde: Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão)
Entrada: gratuita (voltado para crianças de escolas municipais)


Inscrições: educativamuma@fcc.curitiba.pr.gov.br / fone: 3229-4436

Abertura da exposição do curso Pinhole
Quando: dia 22 de março, às 15h

Onde: Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil