terça-feira, 25 de março de 2014

Ensaio sobre seca no sertão vence o Prêmio Conrado Wessel

março 25, 2014 | por Resumo Fotográfico

A Fundação Conrado Wessel divulgou nesta segunda-feira (24) os vencedores da 12ª edição do Prêmio FCW de Arte (Fotografia). O primeiro lugar ficou com o trabalho “O Livro do Sol”, do fotógrafo pernambucano radicado no Rio de Janeiro Gilvan Barreto, que registrou a seca pelo sertão durante o verão de 2013.

Barreto viaja pelo sertão pernambucano há mais de 20 anos registrando os contrastes da região. Em entrevista ao site G1, durante o lançamento do livro, contou que "a viagem nasceu de duas ideias fixas: a busca pela água e a poesia de João Cabral de Melo Neto."

A segunda colocação foi para Lalo de Almeida, de São Paulo, com “Belo Monte – Os Impactos de Uma Megaobra”, e o terceiro lugar ficou com Roberta Pereira Santana, de Porto Alegre, com “Parque Aquático”. Os dois receberão o valor igual de R$ 42,8 mil.

Esta edição do prêmio contou com a inscrição 305 fotógrafos, com ensaios publicados e inéditos, originários de 18 estados e do DF. A comissão julgadora foi composta por professores da Universidade da Amazônia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade de Brasília e da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). A coordenação foi de Rubens Fernandes Jr, professor da FAAP.

A cerimônia de premiação está marcada para 9 de junho na Sala São Paulo, juntamente com a entrega do Prêmio FCW de Ciência, Cultura e Medicina. Os 15 primeiros colocados integrarão uma exposição realizada no mesmo dia e uma edição especial de um livro comemorativo do Prêmio FCW de Arte.

Fonte: G1