terça-feira, 3 de junho de 2014

Belo Horizonte recebe o casal Lélia e Sebastião Salgado

junho 03, 2014 | por Cris Tristão

O encontro aconteceu no Grande Teatro do Palácio das Artes, em edição do programa Sempre um Papo

Foto: Cris Tristão
Ontem a cidade amanheceu ansiosa por causa da visita de um casal muito famoso no campo da fotografia, Sebastião Salgado e sua esposa Lélia. O encontro intermediado por Afonso Borges, aconteceu durante mais uma edição do programa Sempre um Papo, realizado às 20 horas no Grande Teatro do Palácio das Artes, com entrada gratuita (mediante a troca do ingresso por um livro). Não é preciso falar que lotou.

O casal está junto há cinquenta anos, parceria dentro e fora do relacionamento - Lélia é responsável pelo layout e ilustração dos livros de Sebastião. “O casal briga na vida, mas não briga no trabalho” brincou Lélia, referindo-se a parceria com o marido.

O casal compartilhou de forma breve o início da vida exilados na França, o belo trabalho do Instituto Terra de recuperação ambiental e da experiência das viagens feitas ao longo dos anos que renderam os livros e exposições.

Sebastião mostra que é muito família ao lembrar na época de menino quando seu pai o levou para ver a vista da Serra dos Aimorés, as Alterosas, que aquela vista linda de horizonte grande, tinha uma luz especial, onde sentiu e guardou a luz dentro dele: “A luz traz dentro de você”. E ao falar que a fotografia tem um preço enorme na sua vida, pois tem o preço da sua solidão que teve que ficar longe da família.

O encontro com o público aconteceu no formato mais para entrevista, com duração de pouco mais de uma hora, mas nos deu uma amostra sobre o caráter e ideologia do casal que, apesar da fama, não deixaram a humildade, respeito pelo próximo e principalmente pela natureza de lado.