terça-feira, 9 de setembro de 2014

A fotografia pelas lentes de Bob Wolfenson

Em Novembro deste ano, o Estúdio Evolution, congresso de fotografia de estúdio, traz a palestra inédita do fotógrafo Bob Wolfenson, considerado um dos maiores fotógrafos da América Latina. Fotografou dezenas de top models, fez muitas campanhas publicitárias importantes apesar de ser essencialmente um artista. Alguns de seus clientes são: Volkswagen, Itaú, L’oreal, Vivara, Arezzo, Mitsubishi, Claro, C&A, Vivo, Credicard, Tim, Riachuelo- Osklen, além das conceituadas revistas Vogue, Elle, Wallpaper, entre inúmeras outras.

Iniciou a carreira aos 16 anos como assistente de fotografia na Editora Abril onde permaneceu por quatro anos, viveu durante um ano em Nova Iorque, onde trabalhou como assistente do fotógrafo de moda norte-americano Bill King. Na sua volta ao Brasil, inicia um período mais prolífico de sua carreira, voltado à fotografia de moda. Enriquecido pela experiência americana, passa a colaborar com as principais publicações brasileiras e grandes agências de publicidade internacionais.

Nos anos 90, consagra-se como um dos grandes nomes da fotografia no Brasil. O livro Jardim da Luz – composto de retratos de inúmeras personalidades da cena política, artística e cultural brasileira – e a sua respectiva exposição, realizada no MASP, confirmam a eminência de seu trabalho.

Sua face mais eclética vem à tona nos anos 2000, quando idealiza e concebe a exuberante revista 55, dedicada às artes visuais e à cultura brasileira. A 55 chega apenas à segunda edição, dando lugar à sua sucessora, a revista S/N. À ocasião do São Paulo Fashion Week de 2003, realiza uma grande exposição de retratos de moda, Moda no Brasil por Brasileiros, que ocupa o pavilhão da Bienal de São Paulo durante o evento.

Foi responsável por vários ensaios para a Playboy e diversas capas e editoriais de moda. Em 2004 realizou a exposição Antifachada - Encadernação Dourada no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado e suas fotos passam a pertencer a diversas coleções, museus e instituições de arte.

Ganhador de inúmeros prêmios, Bob segue trabalhando incessantemente em São Paulo para as principais publicações nacionais e algumas internacionais. Sua obra integra importantes coleções de arte como as do MASP, Itaú Cultural, Museu de Arte Brasileira-FAAP, MAM-SP, Coleção Pirelli-MASP, etc.

SERVIÇO

Estúdio Evolution
Data: 3, 4 e 5 de Novembro de 2014
Local: Teatro das Artes - Shopping Eldorado - Av. Rebouças , 3970, São Paulo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil