sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Luste Editores promove lançamento na ArtRio

setembro 12, 2014 | por Resumo Fotográfico

Luste Editores promove o lançamento do livro Os Tapetes Voadores da Mata Atlântica, da artista plástica Cristina Schleder, na edição 2014 da ArtRio. A obra conta com fotografias autorais que registram texturas, tramas e detalhes de sua inspiração maior – a Natureza, sendo que as imagens e espelhamentos de alguns fragmentos possibilitam novos significados à importância e beleza deste ecossistema.

Para a criação da série, Cristina adentrou a área da Mata Atlântica munida de olhos treinados em busca do inusitado, do oculto, e não de uma mera imagem. Em seus momentos preferidos, os “pós-chuva” ou os dias nublados de luz prateada, quando a vegetação atinge seu pico de beleza, a artista vislumbrava detalhes de cores que surgiam em troncos e musgos, criando uma inédita fábula visual formada por fotografias marcantes. Sua imersão era tamanha que encontrava novos personagens, os quais a acolhiam e descortinavam um novo cenário, levando-a a lembrar das estórias em que os seres viajavam em tapetes voadores. Desenhos, formatos, cores e padronagens surgiam diante da artista, leves e harmônicos, que possibilitavam a imaginação de Cristina alçar vôo.

Nas palavras da própria artista, travestida em uma personagem de contos: “(...) a verdade deste pensamento mágico conseguia levá-la para todos os lugares imaginados, sentada em seu próprio tapete voador que a mata, com seus fios, tramas e bordados, teceu especialmente para ela.”

SERVIÇO

Lançamento do livro Os Tapetes Voadores da Mata Atlântica
Data: 13 de Setembro de 2014, sábado, às 15h
Local: ArtRio - Pier Mauá - Avenida Rodrigues Alves, 10, Rio de Janeiro

LIVRO

Os Tapetes Voadores da Mata Atlantica
Autora: Cristina Schleder
Texto: Tereza de Arruda
Editora: Luste Editores
Número de páginas: 244
Dimensão: 26x33 cm
Publicado em: