domingo, 26 de outubro de 2014

Fotógrafos brasileiros ganham destaque no Spider Awards

outubro 26, 2014 | por Resumo Fotográfico

A foto “Dona Maria Fazendo Arte” de Paulo Mittelman ganhou o prêmio Merit of Excellence
Na última semana, o Spider Awards - um dos maiores prêmios de fotografia preto e branco do mundo - divulgou o resultado da sua nona edição. O prêmio recebeu um total de 8508 fotógrafos participantes, de 73 países diferentes. Dentre eles, alguns destaques brasileiros.

O carioca Paulo Mittelman recebeu o prêmio Merit of Excellence ao ficar em segundo lugar na categoria Retrato Amador, com a obra “Dona Maria Fazendo Arte”. A imagem foi realizada em uma rua da cidade histórica de Paraty, há poucos anos.

Segundo Mittelman, a senhora fazia com grande delicadeza seu artesanato - uma “galinhazinha” de palha. “O que me atraiu imediatamente foi sua expressão que, para mim sintetiza alegria, timidez e dignidade e creio que consegui passar um pouco disso nessa imagem,” contou em depoimento ao Resumo Fotográfico. Além da premiação no Spider Awards a foto já esteve presente entre os 10 finalistas na categoria Smile do Sony World Photography Awards 2013.

Mittelman teve duas indicações na mesma categoria, além de “Dona Maria Fazendo Arte”, a obra “Mutante” também foi nomeada.

“Origins - Girl Profile” de Jackson Carvalho e “Abstract 2” de Alan Skyrme receberam menção honrosa

Jackson Carvalho, de Caruaru recebeu menção honrosa na categoria Publicidade, com a obra “Origins - Girl Profile”, foto produzida para a campanha institucional da Tauá Comunicação. Outro que recebeu menção honrosa foi o natalense Alan Skyrme, na categoria Abstrato Profissional.

A presença de obras brasileiras na premiação foi grande entre as indicações, principalmente na categoria Esporte Profissional, com 11 fotos e na categoria Fine Art Profissional, com 5 fotos.

Confira todas as fotos indicadas e as vencedoras.