segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Review: Mini estabilizador Flying Hand Elfin

dezembro 08, 2014 | por Unknown

Quem trabalha com vídeo sabe como é muito difícil de realizar takes em movimento com uma lente sem estabilizador, quiçá correr com a câmera em mãos! Por isso nós apresentamos uma solução simples e prática para essa dor de cabeça dos filmmakers, é o Estabilizador Flying Hand Elfin, da World View, que veio direto do nosso parceiro Emania - Foto e Vídeo, a melhor loja virtual de equipamentos para foto e vídeo do Brasil.

Pesando apenas 0.95kg, o Elfin suporta câmeras de até 1,8kg, como as Canon 5D Mark III, Canon 7D, Nikon D700 e é perfeito para câmeras de ação como a GoPro ou a Xtrax.

No kit enviado pela Emania – Foto e Video, além do Elfin, eu recebi três contrapesos (300g/cada) para equilibrar a câmera, uma chave de fenda para regular o suporte dos contrapesos, duas molas, uma para câmeras mais pesadas e outra para câmeras mais leves, que servem para absorver impactos verticais, um CD com vídeos demonstrativos de como regular o Elfin, e o que eu achei mais legal deste kit – um adaptador para smartphones!


Assim que tirei o Elfin da caixa, percebi como a sua construção é bem robusta e confiável, com peças de metal e plástico bem resistentes. A sua empunhadura é bem confortável e serve muito bem para mãos grandes ou pequenas. Na parte superior do estabilizador, temos a área onde a câmera é acoplada, onde tem um parafuso ¼ dentro de um trilho que corre para frente e para trás, e acompanhando o trilho uma borracha que serve como base para a câmera. Na parte inferior, o suporte onde acoplamos os contrapesos, esse também que corre dentro de um trilho e é preso por uma parafuso de fenda.

Para testar o Elfin, utilizei uma lente Canon T3i com um lente EF-S 18-55mm F/3.5-5.6 IS, e logo de cara vi como os movimentos da câmera ficam mais suaves devido ao gimbal que fica em cima da empunhadura. Assim que a câmera está pronta para rodar (com bateria, microfone, iluminador de LED,...) e presa, comecei a regular o estabilizador.


No vídeo manual do CD é possível ver os pontos de regulagem, que são basicamente dois – a câmera e os contrapesos. Como o parafuso que prende a câmera fica dentro de um trilho, podemos coloca-la mais pra frente ou mais para trás do estabilizador, com este kit da Canon eu deixei a câmera presa na parte de trás e utilizei os três contrapesos para balancear. Depois notei que ela estava pendendo para um dos lados, o lado do LCD – gosto de usar o LCD aberto, fora da câmera. Isso mostra como o estabilizador é bem sensível a diferença de pesos, então não adianta nada regular o estabilizador e depois colocar a bateria na câmera, por exemplo. Para balancear essa diferença, apenas joguei os contrapesos no sentido contrário do LCD. Pronto! Minha câmera estava alinhada e balanceada no Elfin. Agora é só gravar.

Durante as gravações é possível observar o trabalho do gimbal em anular os movimentos da minha mão, deixando a câmera estabilizada. Não importa o quanto a minha mão balança, a câmera se mantém estável. Fiz alguns testes correndo e subindo escadas, os resultados são os mesmos graças a combinação do gimbal e mola. Tanto com o IS ligado ou desligado, o resultado é o mesmo!


Também fiz alguns takes com o meu smartphone usando o adaptador que vêm junto no kit enviado pela Emania – Foto e Vídeo. O suporte é todo emborrachado, sem nenhum perigo de arranhar o aparelho, e prende o smartphone através de pressão, deixando-o firme no suporte. Para estabilizar, apenas retirei os contrapesos do Elfin, já que o meu aparelho é bem mais leve que a Canon T3i, e pronto, eu tinha uma imagem suave e estabilizada direto do meu smartphone.


Conclusão, está cansado de gastar dinheiro com lentes IS e mesmo assim não conseguir imagens com fluidez? O estabilizador Flying Hand Elfin é uma solução prática, leve e barata! Seja para casamentos, eventos, clipes, este é um estabilizador ideal para qualquer situação.

Então corre lá na www.emania.com.br, que além desse estabilizador você encontra muito mais, ou vá direto na página do estabilizador através do link: Mini Estabilizador Flying Hand Elfin

 Este é um publieditorial patrocinado pela Emania – Foto e Vídeo.