sexta-feira, 17 de abril de 2015

Biblioteca Nacional e Instituto Moreira Salles lançam portal

abril 17, 2015 | por Resumo Fotográfico

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Instituto Moreira Salles (IMS) lançam nesta sexta-feira (17/4), às 11h, no auditório da FBN, o Portal Brasiliana Fotográfica. Contribuindo para a preservação do patrimônio fotográfico digital brasileiro, o portal contará com mais de duas mil fotos históricas do século XIX e início do século XX.

Pedro II, Imperador do Brasil: retrato, 1883. Fotografia: platinotipia por Joaquim Insley Pacheco.
Acervo FBN, coleção D. Teresa Cristina Maria.


Segundo o presidente da FBN, Renato Lessa, o portal tem por objetivo ser um espaço para preservação desses acervos, ao mesmo tempo em que fomenta a discussão sobre o uso desse tipo de fonte primária para pesquisas. “A Biblioteca Nacional já possui parte de seu acervo digitalizado; com esse projeto pretendemos aumentar ainda mais o alcance de nossas obras”, destaca.

Durante o evento de lançamento, o presidente da FBN e o superintendente executivo do IMS, Flávio Pinheiro, assinarão o Acordo de Cooperação Técnica que dará início ao projeto. A princípio, estarão disponíveis fotos da Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles, mas outras instituições – do Brasil e do exterior, públicas ou privadas – poderão aderir ao portal.

A maior parte das fotos mostra paisagens urbanas e rurais, ruas, praças e edificações em geral, de Norte a Sul do país, mas a sociedade brasileira também marca presença a partir dos retratos de índios, da família imperial e de moradores da cidade e do campo. Os curadores do projeto são Joaquim Marçal, da FBN, e Sergio Burgi, do IMS.

Fonte: FBN