terça-feira, 14 de abril de 2015

Verena Smit lança o livro Lovely


A fotógrafa paulistana Verena Smit lança seu livro Lovely, na Livraria Freebook, com 22 imagens em preto e branco. Após residir em Nova York, Estados Unidos, durante dois anos e meio, a artista ocupou seu último ano na cidade com este projeto, cuja proposta nos leva a um imaginário poético onde o sentimento de despedida é o fio condutor. A despedida não da cidade ou simplesmente das pessoas com quem se relacionou, mas de um sonho concretizado.

Ao se mudar para Nova York para uma graduação em fotografia, Verena Smit se deparou com momentos difíceis mas, ao mesmo tempo, com os melhores e mais intensos de sua vida. Se envolveu de forma mais experimental e artística, reafirmando sua paixão pela fotografia. Um ano antes de retornar a São Paulo, a artista enxergou a necessidade de reunir imagens para a confecção de seu primeiro livro – algo autoral, livre, pessoal, como uma dedicatória ao tempo que morou naquela cidade. Adquiriu, então, uma pequena câmera, e passou a levá-la para todos os lugares. “Queria guardar as memórias de uma outra forma e, ao mesmo tempo, incentivar meu instinto de fotografar constantemente cada detalhe que eu via ao longo dos dias.”, comenta. Surge, então, o projeto Lovely, não como um diário fotográfico, mas como uma narrativa poética que expõe a relação entre uma experiência vivida e o ideal sonhado. Carregadas de espontaneidade e despretensão, as fotografias revelam uma atmosfera de sonho, de fantasia, transportadas de seu inconsciente para os negativos.

De volta ao Brasil, Verena Smit chegou a deixar este projeto de lado, talvez por tamanha nostalgia que o trabalho lhe causava. Deixou de lado, por algum tempo, não apenas o livro, como a fotografia - se permitiu dar uma pausa para reajustar sentimentos, vontades e convicções. Agora, com o lançamento de Lovely, a fotógrafa considera este como o fim de um ciclo, deixando claro que Nova York não ficou apenas na lembrança e no coração. Nas palavras da artista: “Queria fazer algo maior, além de apenas ter sentido e vivido tudo aquilo. Com o lançamento deste meu primeiro livro, declaro minha conciliação e meu retorno à fotografia.”.

SERVIÇO

Lançamento do livro Lovely
Artista: Verena Smit
Data: 16 de abril de 2015, quinta-feira, das 18 às 22h
Local: Livraria Freebook – Rua Joaquim Antunes, 187, São Paulo / SP
Informações: (11) 2528-0409

Livro Lovely, de Verena Smit
Editora: Schoeler Editions
Número de páginas: 44 (22 imagens)
Dimensão: 15 x 21 cm
Preço de venda: R$ 65,00

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil