sexta-feira, 22 de maio de 2015

Galeria 535 apresenta a mostra "Em Nome do Sagrado"

maio 22, 2015 | por Resumo Fotográfico

Exposição com imagens realizadas por Kita Pedroza faz parte da programação do Festival de Fotografia Popular que acontece no Rio. 



A Galeria 535, no Observatório de Favelas, inaugura nesta sexta-feira (22), às 18h, a exposição "Em Nome do Sagrado", com fotografias de Kita Pedroza sobre assistência religiosa em unidades socioeducativas, destinadas a adolescentes em situação de conflito com a lei. A mostra compõe a programação oficial do Festival de Fotografia Popular, que marca as comemorações de 10 anos do Programa Imagens do Povo.

O ensaio, realizado entre 2008 e 2010 nas cinco regiões do país, foi feito em parceria com o Instituto de Estudos da Religião (ISER), associado à pesquisa Assistência Religiosa no Sistema Socioeducativo, desenvolvida pelo Instituto, com financiamentos do Departamento Geral de Ações Socieducativas (DEGASE), do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Com curadoria do fotógrafo e antropólogo Milton Guran, a exposição reúne registros de momentos emblemáticos dessa documentação fotográfica sobre a vivência espiritual dos adolescentes e a atuação de religiosos no sistema. “Esse conjunto de fotografias reflete a maturidade que a experiência de repórter e de cientista social confere ao olhar de Kita Pedroza: ao mesmo tempo isento e engajado, preciso sem ser invasivo, objetivo e delicado”, comenta Milton Guran.

SERVIÇO

Exposição "Em Nome do Sagrado"
Abertura: 22/5, às 18h
Visitação: 25 de maio a 27 de julho, de 9 às 18h
Local: Galeria 535 – Rua Teixeira Ribeiro, 535, Parque Maré, Maré, RJ.
Entrada gratuita