terça-feira, 30 de junho de 2015

Obras de João Paulo Farkas passam a integrar o acervo da Maison Européenne de la Photographie

Dezesseis obras do fotógrafo brasileiro João Paulo Farkas passam a integrar o acervo da Maison Européenne de la Photographie, em Paris, a partir do segundo semestre de 2015. As fotos adquiridas pelo museu retratam os movimentos de ocupação da Amazônia brasileira e, mais intensamente, o auge do garimpo de ouro na região. As imagens foram feitas entre 1986 e 1993, e estarão presentes entre as fotografias que Farkas expõe à partir de julho no Sesc Bom Retiro na mostra “Amazônia Ocupada”.

As obras foram escolhidas pela Maison, que há um ano já demonstrava interesse em agregar o trabalho de Farkas à sua coleção. “Para mim, o mais importante é o reconhecimento e o fato de saber que este material estará disponível para consulta e exposição dentro de um acervo que congrega boa parte dos mais relevantes fotógrafos do mundo”, afirma o fotógrafo.

A Maison Européenne de la Photographie é um dos mais importantes museus dedicados à fotografia. Seu acervo é composto por cerca de 20 mil obras representativas de nomes como Henri Cartier-Bresson, Robert Frank, Johan van der Keuken, Larry Clark e os brasileiros Sebastião Salgado e Rogério Reis.

João Paulo Farkas

João Paulo Farkas sempre esteve em contato com a fotografia. Após graduar-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Farkas mudou-se para Nova Iorque onde estudou no International Center of Photography e na School of Visual Arts. Foi fotógrafo correspondente das revistas Veja e IstoÉ, onde também trabalhou como editor de fotografia. Ganhou o prêmio ABERTE e Bolsa Vitae de Artes/Fotografia. Seus trabalhos fazem parte de importantes acervos e museus brasileiros, além de estarem no acervo do ICP (International Center of Photography).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil