sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Exposição fotográfica coloca mobilidade urbana em pauta

agosto 14, 2015 | por Resumo Fotográfico


O Centro de Referência da Moda de Belo Horizonte recebe, entre os dias 18 e 25 de agosto, a exposição SustentaB.I.lidade. Resultado do olhar apurado do fotógrafo Cláudio Vieira Rocha, a mostra reúne fotografias registradas ao redor do mundo em torno da questão da mobilidade urbana e do transporte sustentável enfatizando os usuários de bicicletas (ou B.I.’s, como são conhecidas). A abertura conta com palestra do artista, às 18h. “Das letras à música, e então à fotografia: diferentes modos de comunicação e expressão” faz uma retrospectiva de sua trajetória, com exibição de outros ensaios. Destaque para a trilha sonora assinada e executada pelo próprio artista.

O tema da palestra ajuda a compreender o olhar do fotógrafo: Cláudio é tradutor, intérprete, músico e produtor cultural. A fotografia entra neste rol de habilidades em 2010, quando realizou tradução simultânea em um evento de Lance Keimig, especialista em fotografia noturna. A partir daí, passou a estudar os processos fotográficos profundamente, trabalhando de maneira muito próxima com nomes importantes da fotografia atual (Greg Gibson, David Beckstead, Samo Rovan, Kevin Kubota, entre outros). O vasto universo que ele mantém ao seu redor o impulsiona para produzir suas fotografias.

Seu trabalho autoral volta-se à fotografia de rua e os seus retratos e registros de anônimos em lugares públicos, contém forte carga dramática sem, contudo, perder a irreverência. Adepto da fotografia em P&B, opção para quase a totalidade de seu trabalho, Cláudio Rocha criou, em parceria com a fotógrafa Fernanda Coronado, a HiFiPhotographia, projeto em evolução que volta-se para o estudo sobre a fotografia desde sua origem até o universo digital, passando pelo registro com filme, processos químicos manuais de revelação e ampliação até a impressão Fine Art. Coronado assina os tratamentos de todas as imagens expostas em SustentaB.I.lidade.

Para conhecer mais sobre o trabalho de paulo, acesse: www.flickr.com/claudaopilha.

SERVIÇO:

Exposição "SustentaB.I.lidade"
Data: de 18 a 25 de agosto de 2015
Horários: de terça a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados e domingos, das 10h às 14h.
Local: Centro de Referência da Moda – Rua da Bahia 1149, esquina com Avenida Augusto de Lima