sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Guilherme Maranhão promove encontro para fotógrafos

agosto 21, 2015 | por Resumo Fotográfico

Guilherme Maranhão promove encontro para fotógrafos, marcando o encerramento de sua exposição Travessia, em cartaz na Casa da Imagem / Museu da Cidade de São Paulo. Ao reunir profissionais da fotografia, curadores e laboratoristas, o evento conta com duas mesas redondas em torno dos processos de trabalho e etapas na apresentação de ensaios fotográficos ao público. A primeira mesa recebe a participação de Ronaldo Entler, Henrique Siqueira e Fausto Chermont, e apresenta diversos pontos de vista em relação aos caminhos – editais, concursos, salões, residências – que visam tornar públicos os trabalhos fotográficos, como por meio de exposições, “zines”, livros etc. Já na segunda mesa redonda - com Roger Sassaki, Rosangela Andrade, Gibo Pinheiro, Elizabeth Lee e Edison Angeloni -, serão abordadas alternativas para a fotografia analógica, especificamente em São Paulo, levantando soluções e ideias para quem ainda não consegue superar esta técnica.

Convidados

Ronaldo Entler - Graduado em Jornalismo pela PUC-SP, mestre em multimeios pelo IA-Unicamp, doutor em artes pela ECA-USP, pós-doutor em multimeios pelo IA-Unicamp. Atuou na imprensa como repórter fotográfico entre 1997 e 2002, participando também de exposições coletivas e individuais. Foi diretor artístico da área de fotografia da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, entre 1991 e 1995. Entre 2005 e 2010, atuou como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Multimeios do IA-Unicamp. Atualmente, é professor e coordenador de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, e professor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP.

Henrique Siqueira - Possui graduação em Ciências Sociais e Políticas pela Escola De Sociologia e Política de São Paulo(1989) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2006). Atualmente é Diretor da Museu da Cidade de São Paulo - Casa da Imagem. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes.

Fausto Chermont - Fotógrafo e curador. Membro fundador do Mês Internacional da Fotografia de São Paulo. Membro da comissão criadora da Lei Mendonça, do Conselho Municipal e Estadual de Cultura. Presidente do Júri do Premio Nordeste de Fotografia. Vice-Presidente da Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil. Curador Assistente de fotografia e Criador do Depto de Novas Tecnologias do Mis – Museu da Imagem e do Som de SP e Presidente do Conselho. Atua como fotógrafo profissional e autoral há mais de trinta anos. É consultor de pré-impressão gráfica e produtor gráfico. É autor do livro de fotografias São Paulo Século XXI, sobre o centro de SP. Atualmente desenvolve projetos de produção e realização de documentários de fotografia.

Roger Sassaki - Bacharel em Fotografia pelo Centro de Comunicação e Artes do Senac-SP. Já realizou exposição sobre o sertão mineiro às margens do rio São Francisco, participou de outras mostras individuais e coletivas e é fotógrafo oficial de espetáculos e shows. Ministra cursos e oficinas de fotografia, com enfoque em técnicas artesanais analógicas.

Rosangela Andrade - Laboratorista profissional desde 1989. Trabalhou com o fotografo Zé de Boni na Álbum Laboratório. Em 1992 abriu seu próprio laboratório, o Imágicas Laboratório Fotográfico Analógico. Em 24 anos de atividade ampliou para exposições e livros de grandes nomes da fotografia brasileira como Cristiano Mascaro, Thomas Farkas, Boris Kossoy, Maureen Bisilliat, Ed Viggiani, German Lorca, Vânia Toledo, Pedro Martinelli, entre outros. Rosangela é uma grande entusiasta do processo analógico e foi quem idealizou e fundou o Clube do Analógico em março de 2014.

Gibo Pinheiro - Nasceu na cidade de São Paulo, em 1962, e cursou História na PUC–SP. Na década de 80, abriu uma marcenaria e entrou em contato com o mundo da fotografia ao executar a montagem de um laboratório fotográfico profissional. No início dos anos 90, Gibo começou a trabalhar na área de produção como laboratorista e especializou-se no processo C-41 de revelação e ampliações manuais de negativos coloridos. Após vencer um prêmio de fotografia, montou o Gibo Lab e tornou-se referência no processo analógico colorido, realizando diversas exposições e editoriais para revistas de moda e arte com profissionais renomados do Brasil e exterior. Atualmente, se u laboratório é um dos últimos da América Latina a trabalhar com ampliações manuais coloridas pelo processo analógico, além de fazer impressões fine art (arquivos digitais) e ministrar cursos na área.

Edison Angeloni - Com formação em jornalismo, é fotógrafo, professor e realiza cursos e workshops sobre fotografia em instituições como Centros Culturais, ONG’s e Universidades. Trabalhou nos laboratórios e estúdios da Faculdade de Fotografia Senac, desenvolve trabalho fotográfico pessoal com pesquisa em câmera de orifício (pinhole) e processos históricos do séc. XIX.

Elizabetth Lee - Com formação de Bacharel em fotografia pelo Centro Universitário Senac, participou de exposições coletivas e festivais de curta-metragem. Tem como pesquisa as técnicas alternativas e históricas de revelação fotográfica.

Guilherme Maranhão - Nascido em 1975, no Rio de Janeiro. Reside e atua em São Paulo. É bacharel em Fotografia pela Faculdade do Senac. Cria imagens sobre ciclos de vida, imperfeitos por natureza, cheios de ruídos, interferências e sujeitos ao acaso. Sua pesquisa imagética busca alterações no processo de formação das imagens técnicas e subversões das ferramentas produzidas pela indústria. Participou de diversas mostras coletivas e individuais. Possui fotografias em importantes coleções como MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e Coleção Itaú. Vencedor do Prêmio Porto Seguro de Fotografia 2007, na categoria Pesquisas Contemporâneas, e do Prêmio Marc Ferrez Funarte 2014, com o trabalho Travessia.

SERVIÇO

Finissage "Travessias"- Encontro para Fotógrafos
Data: 23 de agosto de 2015, domingo, das 11 às 14h
Local: Casa da Imagem / Museu da Cidade de São Paulo – Rua Roberto Simonsen, 136 B - Centro.
Informações: (11) 3241 1081 - ramal 103 |  www.casadaimagem.sp.gov.br/