sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Limpador a vácuo Fujin

setembro 25, 2015 | por Rodrigo Jordy

Um estranho e aparentemente eficiente limpador a vácuo de câmeras DSLR foi lançado esta semana, trata-se do Fujin que parece muito com uma objetiva Canon 85mm f/1.2, se bem que já está em sua segunda versão e a primeira foi lançada ano passado. O funcionamento do Fujin Mark II é bastante simples e consiste em encaixá-lo à baioneta como se fosse uma lente de verdade, em seguida é preciso acionar o botão que é idêntico à chave de seleção de foco e uma potente ventoinha (2.7 vezes mais forte que o modelo anterior) joga o vento para dentro da câmera e com a pressão toda partícula de sujeira é eliminada pelo próprio dispositido que é vazado onde deveriam estar os vidros. O vídeo abaixo mostra um exemplo com bolinhas de isopor.



A primeira versão do limpador à vácuo Fujin só encaixava na baioneta de câmeras Canon, agora a segunda versão também possui um modelo que se encaixa a uma baioneta Nikon e o formato é idêntrico, mudando apenas os detalhes da cor vermelha que passam a ser amarelos. Neste link aqui é possível conferir um vídeo em que se utilizam partículas om eletricidade estática em vez de isopor, estas partículas são particularmente difíceis de serem removidas por ficarem grudadas à superfície em que estão e o Fujin funciona muito bem.

Fujin/Divulgação

É possível comprar o Fujin por este link, que custa "módicos" 150 dólares, além de um conjunto de 5 filtros eletrostáticos por 18 dólares. Confesso que acho a ideia muito interessante mas não consigo imaginar o motivo de custar tão caro. Outro vídeo abaixo mostra um usuário kamikaze que enche sua DSLR Nikon de bolinhas de isopor para testar o Fujin. Vejam o resultado com seus próprios olhos:



Fontes: PetaPixel e Imaging Resource