quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Como identificar equipamentos adulterados ou falsificados?

dezembro 23, 2015 | por Wendley Souza

Parte 2 - Adulterações e falsificações em lentes e outros acessórios

Em continuidade à parte 1, na qual foram discutidas as formas de adulterações nas câmeras fotográficas, esta segunda parte apresenta como estão as falsificações nos acessórios fotográficos, como flash e baterias.

Os acessórios das câmeras também são passíveis de falsificações

Flash

A comercialização de flash Canon falsificados fez com que a própria Canon emitisse um alerta aos seus consumidores. O produto que a Canon informou ser vendido no mercado paralelo e até em lojas como sendo original era o flash top de linha Speedlite 600 EX RT.

Flash Canon original à esquerda e falsificado à direita: a identificação somente por essa imagem é difícil
Observando alguns detalhes nos produtos é possível identificar se é original ou não:

Fique atento às travas das sapatas de encaixe; no modelo original a trava se posiciona na lateral esquerda do flash quado destravado, enquanto que no produto falsificado a trava fica em posição mais centralizada:

Flash Canon original à esquerda e falsificado à direita


Outra forma de identificar é através do menu de configurações personalizadas. No original as informações são mais detalhadas, enquanto no produto falsificado as informações são bastante resumidas:

Visor traseiro do flash Canon original à esquerda e falsificado à direita


Embora as informações aqui sejam relativas ao flash da Canon, tanto a Nikon quanto Sony, Pentax e outras marcas também estão passíveis de terem seus produtos falsificados. Também é importante salientar que as falsificações tendem a ficar cada vez mais precisas e similares aos equipamentos originais, logo, é importante ficar muito atento nos diversos detalhes e na reputação da loja e/ou do vendedor.

Baterias

As baterias de câmeras, sejam Canon, Nikon, Pentax ou Sony, são muito falsificadas. Há diversas dicas nos sites dos fabricantes para minimizar a aquisição de um produto desse tipo. Seguem abaixo algumas:

Os logotipos e outras informações podem estar mal impressos ou com forma e/ou tamanho diferente do produto original:
Bateria Canon original à esquerda e falso à direita: a impressão de má qualidade é um forte indício de falsificação

Bateria Nikon EN-EL14 original à esquerda e falsificada à direita: a impressão e a cor das letras são diferentes
Observando-se a parte superior e inferior também é possível identificar diferenças. Nos produtos falsificados, o entalhe acima dos terminais é diferente dos produtos Nikon genuínos, bem como a textura do material, que tende a ser mais liso (polido) nos falsificados:

Bateria Nikon original acima e falsificada abaixo

Bateria Nikon original acima e falsificada abaixo

Novamente, cabe ressaltar que, infelizmente, as falsificações estão ficando muito similares aos equipamentos originais, portanto, além de observar os detalhes mencionados acima, sempre fique atento na reputação da loja e/ou do vendedor.