sábado, 9 de janeiro de 2016

Adaptador permite utilizar autofocagem em lentes manuais do sistema Leica M nas câmeras da Sony

janeiro 09, 2016 | por Cesar Grossmann


Para quem gosta de usar lentes antigas em câmeras modernas, uma novidade radical: a Tecchart anunciou a criação de um adaptador de lentes de baioneta Leica M para câmeras com a baioneta Sony E. Com um adicional, o adaptador transforma a lente em uma lente autofocus.

“Desde que começamos a desenvolver o adaptadores autofocus FE (adaptador Nikon F para Sony E) alguns anos atrás, sempre tínhamos a esperança de desenvolver alguma coisa que permitisse usar autofocus nas lentes Leica M” conta a Tecchart. “Pesamos várias opções e finalmente nos decidimos a usar um sistema de autofocus similar ao Contax AX, o que significa mudar a distância focal do flange .”

Em outras palavras, o adaptador transforma uma lente de foco manual Leica M em uma lente autofocus em uma câmera Sony E, movendo a lente em até 4,5 mm em relação ao plano do sensor.
Há um vídeo de baixa qualidade demonstrando o adaptador em funcionamento, obtido pelo site sonyalpharumors:



A Tecchart afirma que os resultados foram bons nos testes em uma Sony a7R II. O som de focagem é suave e o foco é rápido e preciso, segundo eles. Por enquanto foram testadas apenas 7 lentes M, e todas funcionaram bem com o adaptador e a câmera. O adaptador deve ser compatível com qualquer lente de baioneta M, seja ela fabricada pela Leica, Voigtlander, ou Zeiss.

A empresa está planejando enviar adaptadores para teste, para ver como eles se comportam nas mãos de fotógrafos. Como o adaptador ainda está nos primeiros estágios de desenvolvimento e teste, ainda não há nenhuma previsão para preço ou disponibilidade.

Fonte: PetaPixel