segunda-feira, 28 de março de 2016

Tutorial: Fotografia de alimentos com efeito de fumaça

março 28, 2016 | por Daniel Alteron

A fotografia de alimentos tem ganhado muitos adeptos com o advento de redes sociais como o Instagram, pois todos querem apresentar seus feitos culinários de uma forma mais que especial.

Entretanto, esse ramo da fotografia exigem traquitanas, conhecimento de iluminação aprofundado, gambiarras e muita criatividade.

Aqui desconstruirei uma fotografia de bacon, que realizei para um fabricante de carnes para lanchonetes, onde utilizei uma fumaça como efeito especial.

Fotografia de bacon para um fabricante de carnes para lanchonetes (Daniel Alteron/WOW Fotografia)

O cenário foi todo construído em estúdio, utilizando placas de madeira sobre cavaletes. Fritei as fatias de bacon e mantive a peça inteira para impressionar o consumidor.

Nota: Na fotografia de publicidade, existe uma despreocupação com a linguagem fotográfica e estética artística, pois o que conta é fazer o interlocutor sentir desejo pelo produto.

Utilizei duas tochas, sendo uma com soft box (haze) à frente e uma sombrinha prata atrás, conforme demonstrado no mapa de iluminação abaixo:

Mapa de iluminação referente à fotografia acima (bacon).
Os flashs estavam com potencias máxima para o Haze e 50% de carga para a sombrinha prata. Utilizei uma Canon EOS 70D com uma lente Canon 100mm Macro. Velocidade de 1/160, abertura f8.0 e ISO 100. Entretanto vale ressaltar que essas regulagens irão variar dependendo do tipo de flash a ser utilizado, câmera, lente, etc.

Essa imagem pode facilmente ser obtida sem a dependência de flashes, pois basta posicionar a mesa (ou tábua) em frente a uma janela de boa iluminação, e trabalhar uma luz artificial atrás, só que nesse caso, deverá utilizar tripé para a câmera e a velocidade mais baixa.

Efeito de fumaça

Já para obter a fumaça, necessária para aplicação do efeito em pós-produção, eu utilizei um incenso para gerar a mesma, e para a iluminação utilizei uma tocha com um snoot. Veja esquema abaixo:

Esquema de iluminação para obtenção de fumaça
Acendi o incenso e realizei dezenas de disparos para que eu tivesse muitas opções de "desenhos".

Para o fundo escuro, tanto na fotografia do bacon quanto para a fumaça, por estar fazendo uso do flash, apenas distanciei a mesa de qualquer parede ou superfície refletora, fazendo com que a câmera não fosse capaz de captar os reflexos das luzes de flash.

Resultado final da fotografia da fumaça do incenso

Edição no Photoshop

Com a imagem do bacon e da fumaça escolhida, parti para o trabalho de fusão no Photoshop CC. É muito simples, vejamos.

1. Abrir ambas as imagens no photoshop;

2. Puxar a imagem da fumaça sobre o bacon, tornando-o uma segunda camada;


3. Na janela de funções das camadas, vá em "Modo de mesclagem de camadas" e selecione a opção "Divisão";


4. Faça um ajuste na "Opacidade" até que obtenha uma fumaça mais suave e aparentemente mais natural.


5. Ajuste o tamanho da fumaça até que fique do seu agrado, e no local de onde a mesma deve estar saindo (área quente do alimento). Pode utilizar a ferramenta "Borracha" para fazer ajustes, apagando áreas da fumaça que não estejam de acordo com a cena.

Prontinho, agora é só salvar seu arquivo e fazer bom uso da fotografia.


Nota sobre o autor: Daniel Robson Gonçalves (Alteron), estudou publicidade e propaganda, é graduado em marketing e pós graduando em fotografia. Trabalha como docente dos cursos de fotografia no Senac Jaú, Estado de São Paulo, e realiza trabalhos freelancer na área de fotografia publicidade. Para conhecer mais, acesse: www.wowfotografia.com.br.