A fotografia de alimentos tem ganhado muitos adeptos com o advento de redes sociais como o Instagram, pois todos querem apresentar seus feitos culinários de uma forma mais que especial.
Entretanto, esse ramo da fotografia exigem traquitanas, conhecimento de iluminação aprofundado, gambiarras e muita criatividade.
Aqui desconstruirei uma fotografia de bacon, que realizei para um fabricante de carnes para lanchonetes, onde utilizei uma fumaça como efeito especial.
![]() |
Fotografia de bacon para um fabricante de carnes para lanchonetes (Daniel Alteron/WOW Fotografia) |
O cenário foi todo construído em estúdio, utilizando placas de madeira sobre cavaletes. Fritei as fatias de bacon e mantive a peça inteira para impressionar o consumidor.
Nota: Na fotografia de publicidade, existe uma despreocupação com a linguagem fotográfica e estética artística, pois o que conta é fazer o interlocutor sentir desejo pelo produto.
Utilizei duas tochas, sendo uma com soft box (haze) à frente e uma sombrinha prata atrás, conforme demonstrado no mapa de iluminação abaixo:
![]() |
Mapa de iluminação referente à fotografia acima (bacon). |
Os flashs estavam com potencias máxima para o Haze e 50% de carga para a sombrinha prata. Utilizei uma Canon EOS 70D com uma lente Canon 100mm Macro. Velocidade de 1/160, abertura f8.0 e ISO 100. Entretanto vale ressaltar que essas regulagens irão variar dependendo do tipo de flash a ser utilizado, câmera, lente, etc.
Essa imagem pode facilmente ser obtida sem a dependência de flashes, pois basta posicionar a mesa (ou tábua) em frente a uma janela de boa iluminação, e trabalhar uma luz artificial atrás, só que nesse caso, deverá utilizar tripé para a câmera e a velocidade mais baixa.
Efeito de fumaça
Já para obter a fumaça, necessária para aplicação do efeito em pós-produção, eu utilizei um incenso para gerar a mesma, e para a iluminação utilizei uma tocha com um snoot. Veja esquema abaixo:
![]() |
Esquema de iluminação para obtenção de fumaça |
Acendi o incenso e realizei dezenas de disparos para que eu tivesse muitas opções de "desenhos".
Para o fundo escuro, tanto na fotografia do bacon quanto para a fumaça, por estar fazendo uso do flash, apenas distanciei a mesa de qualquer parede ou superfície refletora, fazendo com que a câmera não fosse capaz de captar os reflexos das luzes de flash.
![]() |
Resultado final da fotografia da fumaça do incenso |
Edição no Photoshop
Com a imagem do bacon e da fumaça escolhida, parti para o trabalho de fusão no Photoshop CC. É muito simples, vejamos.
1. Abrir ambas as imagens no photoshop;
2. Puxar a imagem da fumaça sobre o bacon, tornando-o uma segunda camada;
3. Na janela de funções das camadas, vá em "Modo de mesclagem de camadas" e selecione a opção "Divisão";
4. Faça um ajuste na "Opacidade" até que obtenha uma fumaça mais suave e aparentemente mais natural.
Prontinho, agora é só salvar seu arquivo e fazer bom uso da fotografia.
Nota sobre o autor: Daniel Robson Gonçalves (Alteron), estudou publicidade e propaganda, é graduado em marketing e pós graduando em fotografia. Trabalha como docente dos cursos de fotografia no Senac Jaú, Estado de São Paulo, e realiza trabalhos freelancer na área de fotografia publicidade. Para conhecer mais, acesse: www.wowfotografia.com.br.