quinta-feira, 14 de abril de 2016

Lomography cria campanha para construir objetiva inspirada no Daguerreótipo

Achromatic Chevalier original, de 1839, e a Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens da Lomography

A Lomography lançou uma campanha de financiamento coletivo através do site Kickstarter, para fabricar uma objetiva retrô, inspirada na Achromatic Chevalier, lente utilizada em 1839 na criação do Daguerreótipo.

A empresa batizou o projeto de Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens, e promete aos usuários o "retorno de uma estética perdida", que poderá agora ser utilizada em câmeras digitais. O modelo possui versões compatíveis com os sistemas Canon EF ou Nikon F, mas é possível utilizar em outras câmeras com o uso de adaptadores. A distância focal é de 64mm e a abertura máxima é de f/2.9. A distância mínima de foco é de 0,5m.

A lente possui versões preta e dourada

A objetiva apresenta uma série de belas aberrações ópticas na formação de imagem. “A lente Daguerreotype é diferente de outras lentes por causa do efeito embaçado que cria, quase nebuloso. E o bokeh no fundo parece surreal”, diz a fotógrafa francesa Anna Rakhvalova, que testou a lente.

Anna Rakhvalova

Irina Mattioli

A lente trabalha com um sistema de abertura com placa Waterhouse, que permite o uso da criatividade com profundidade de campo e de efeitos bokeh. Para modificar a abertura, basta trocar a placa. As placas de abertura Lumière, que dão um brilho radiante e macio às imagens e as placas de abertura Aquarelle, que misturam cores para produzir um efeito de pintura texturizada – raramente alcançado na fotografia tradicional.



Faltando quase um mês para o fim da campanha, a empresa já arrecadou mais de 6 vezes o valor da meta. Quem estiver interessado em adquirir um exemplar da lente deve colaborar com o projeto no valor a partir de 350 dólares (cerca de 1200 Reais). com envio internacional.

Acesse o site da campanha para saber mais detalhes.

Fonte: Kickstarter (via iPhoto Channel)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil